Novo ministro do Trabalho quer acabar com saque-aniversário do FGTS

Luiz Marinho também promete rever pontos da reforma trabalhista

O saque-aniversário do FGTS pode ser suspenso pelo governo federal. A informação é do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que tomou posse nessa terça-feira (3).

A modalidade do saque-aniversário permite que o cidadão faça saques anuais do Fundo, no mês de aniversário. 28,6 milhões de trabalhadores já aderiram à modalidade, segundo dados de dezembro. Este contingente saca, em média, R$ 12 bilhões por ano — desde que foi criado, o saque-aniversário retirou quase R$ 34 bilhões do Fundo.

Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro explicou que o FGTS deve ser uma garantia ao trabalhador no momento do desemprego. “Quando se estimula, como esse irresponsável e criminoso desse governo que terminou, sacar em todos os aniversários, quando o cidadão precisar dele (do FGTS), não tem. Como tem acontecido reclamação de trabalhadores demitidos que vão lá e não têm nada”, afirma.

O novo ministro também garantiu que haverá uma reforma trabalhista. “O que vai acontecer é a construção gradativa de uma nova legislação do trabalho para valorizar a negociação coletiva e fortalecer os salários”, disse.

Informações do Correio

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.