Detran gaúcho começa a gerar documentos do licenciamento 2023

Proprietários de veículos que anteciparam IPVA e demais obrigações do licenciamento anual poderão acessar o documento de 2023 na Central de Serviços do DetranRS e Carteira Digital de Trânsito nos próximos dias. Com a virada do ano, o sistema da Autarquia começa a gerar os documentos atualizados em lotes, segundo critérios de urgência (licenciamento vencido, por exemplo) e data do pagamento. Somente na segunda (02) e terça-feira (03) até às 9 horas, mais de um milhão de CRLVs já foram gerados. A atualização de todo o passivo deve se dar até amanhã (04). A partir daí, a atualização ocorre em até 24 horas.  

De qualquer forma, não é preciso pressa: o documento 2022 vale ainda até 30 de junho para placas com final 1 a 5 e 31 e julho para placas com final 6 a 0. O calendário de licenciamento 2023, publicado na Portaria DetranRS nº 560/2022, traz as datas de vencimento do licenciamento anual dos veículos registrados no RS, bem como as datas-limite para transitar com o documento de 2022. Assim como nos últimos anos, as datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores não coincidem com o calendário de licenciamento do DetranRS. Embora o IPVA vença em abril para todos os veículos, o prazo de licenciamento se estende junho ou julho, dependendo do final da placa. 

O DetranRS esclarece que, devido ao volume, os documentos da antecipação podem levar alguns dias para serem emitidos. Após o processamento do acumulado, o prazo para emissão é de 24h após o pagamento de todas as taxas. 

Composição do licenciamento 

Para licenciar o veículo para 2023, além do IPVA, é necessária também a quitação de multas vencidas e da taxa do DetranRS de R$ 94,10, valor para pagamentos realizados até 31/01/23. Em fevereiro, a taxa sofre correção automática da UPF. O valor do Seguro Obrigatório (DPVAT) se manteve zerado em 2023, assim como vem ocorrendo nos últimos anos. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.