Jovens viticultores de Nova Roma do Sul concluem curso profissionalizante com a Emater/RS-Ascar

Encerrou na sexta-feira (25/11) o Curso Profissionalizante de Viticultura para jovens, promovido pela Emater/RS-Ascar através do Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp), com a última aula e entrega dos certificados para os 19 alunos participantes do município de Nova Roma do Sul.

A atividade aconteceu na propriedade da família Girelli, em Nova Roma do Sul, e contou com a presença do prefeito, Douglas Pasuch, e do gerente da Sicredi, Jonatan Marin, no ato de encerramento, além da equipe local e instrutores da Emater/RS-Ascar.

O curso iniciou em março e teve seis encontros, totalizando 60 horas/aula. Na aula de sexta-feira foram abordados a enxertia herbácea ou verde, calibração da calda bordalesa e depósito de agrotóxicos, e realizada visita a uma propriedade.

Um dos alunos participantes foi o viticultor Fábio Colferai, que agradeceu a oportunidade de aprender mais com os profissionais da Emater/RS-Ascar para agregar conhecimentos e de poder trocar informações com os demais viticultores participantes. “Os técnicos estão aí para nos ensinar a reduzir os custos, a melhorar o estilo de vida da nossa família para termos mais dinheiro e qualidade de vida. E a gente vai mudando aos poucos”, ressaltou.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Luciano Ilha, um dos instrutores do curso, parabenizou os jovens pela participação e disposição para tentar inserir a transformação para melhor nas propriedades. “Vocês são os que vão levar a viticultura pra frente no melhor nível”, afirmou. Ele também destacou os cursos em outras áreas oferecidos pelos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar da região e do Estado.

O gerente da Sicredi parabenizou a todos que buscam desenvolver a propriedade, a família e o seu negócio.

E o prefeito Douglas Pasuch salientou que o conhecimento fortalece e informou que em 2021 a agricultura voltou a superar o comércio a indústria juntos na arrecadação do município. “Aqui em Nova Roma se produziu 212 milhões na agricultura, enquanto no comércio e na indústria se produziu 210 milhões. Hoje a nossa matriz mais forte é a agricultura, são mais de R$ 600 mil por dia, nós somos uma potência, e isso é fruto do trabalho de cada agricultor”, afirmou o prefeito, ressaltando a importância do curso e a evolução que ele proporciona e agradecendo os promotores e os participantes. “Para nós sermos líderes, temos que ter conhecimento”.

O curso também aconteceu com duas turmas de Monte Belo do Sul e Garibaldi, que estarão concluindo as atividades nos próximos dias.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.