Esta noite tem pico da chuva de meteoros Leônidas; saiba como observar

Após a Táuridas do Sul, no início do mês, a segunda e última chuva de meteoros de novembro atinge seu pico esta noite. De média intensidade, a Leônidas costuma gerar até 15 “estrelas cadentes” por hora.

Mas ela é conhecida por sua imprevisibilidade; em alguns anos, pode gerar uma “tempestade”: um surto incomum de intensidade, com centenas de meteoros por hora.

Para nossa sorte, o hemisfério Sul será privilegiado na observação. A Lua, na fase minguante com pouco brilho, também contribuirá. A Leônidas pode ser vista de qualquer ponto do Brasil, a olho nu. Porém, o melhor horário para tentar ver os meteoros é chatinho, durante a madrugada entre hoje (17) e sexta-feira.

Como ver?

Os meteoros poderão ser vistos somente após a 1h da manhã, quando a constelação de Leão estiver nascendo no horizonte leste (mesma direção em que nasce o Sol).

A constelação de Leão é o radiante da chuva (por isso seu nome), o que significa que os meteoros aparentam convergir ali. Não é preciso focar o olhar nela; mantenha o campo de visão aberto, pois eles podem surgir de qualquer ponto ao redor.

O melhor horário para observação é entre 3h e o nascer do Sol, quando o radiante estiver mais alto no céu.

Fique confortável, de preferência em uma cadeira reclinável e em um local com pouca poluição luminosa, e espere pelas “estrelas cadentes”.

A madrugada seguinte, entre sexta-feira (18) e sábado também é uma ótima oportunidade de observação, basta repetir este mesmo processo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.