Comandante do Corpo de Bombeiros reforça dicas de prevenção para evitar afogamentos

Tenente Andrade repassou as orientações em entrevista à Studio

Com a chegada das altas temperaturas, muitas pessoas acabam buscando lugares para se refrescar. Entretanto, é nesse período do ano que os bombeiros começam a atender ocorrências de afogamentos. O comandante do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, tenente Andrade, abordou o assunto em entrevista à Studio na última sexta-feira (25).

Ele afirmou que segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no Brasil morrem 16 pessoas afogadas por dia e, desse número, quatro são crianças. Além disso, 45% das mortes por afogamentos são registradas antes dos 29 anos e os adolescentes são os que têm mais risco de morte. A partir desses dados expressivos, o tenente reforça a importância da prevenção, que envolve o conhecimento dos riscos e das orientações.

Dicas de prevenção em casa

  • No caso de piscinas, a orientação é cercá-las ou instalar proteções, a fim de prevenir acidentes com crianças;
  • Nunca deixe brinquedos na beira da piscina;
  • Dependendo a idade da criança, volumes de água menores, como uma banheira, também podem apresentar perigos. Por isso a orientação é nunca deixá-los sem supervisão.

Em rios e outros locais

  • Buscar lazer em locais balneáveis com a presença de guarda-vidas, evitando lugares desconhecidos que podem apresentar armadilhas como buracos, galhos de árvore, entre outros;
  • Não ultrapassar profundidades superiores à cintura;
  • Nuca deixar crianças sozinhas, elas devem ficar, no máximo, a um braço de distância de um adulto;
  • Evite ingerir álcool e ir para a água. O uso de bebidas alcoólicas tira o senso de perigo e expõe a pessoa a riscos desnecessários;
  • Não entre em locais com corredeiras. Se estiver embarcado, use colete salva-vidas.

O que fazer quando presenciar alguém se afogando?

  • Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros. É muito perigoso tentar salvar uma vítima de afogamento sem o treinamento adequado, não coloque em risco sua vida. Tente jogar algum objeto para a pessoa flutuar ou uma corda.

Assista a entrevista completa:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.