Termonebulização ajudará o Samae a identificar problemas na rede de esgoto em Caxias do Sul

As equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) prosseguem com o serviço de termonebulização para combater ligações de esgoto clandestinas. Nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/10), haverá ação no bairro Serrano, nas ruas: Romulo Domingues Dal Pozzo; Ernesto Milan; Tauribio Alexandre Vieira; Anacleto Vidor; Francisco Cipriane; Rosane Ogliari; Otávio Bernardes; Altino dos Santos Fernandes; Vitor Borges Vieira; Alcides Ramos; João Borges Vieira; Nilson Barbiere; Althaydes Deitos; José Antonio Daros; João Alexandre Souza; e Manoel Pereira Ramos. O trabalho tem como objetivo identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto, através da aplicação de um produto que se espalha pelos canos em forma de fumaça. O procedimento será realizado durante o dia inteiro, em horário comercial.

O serviço é feito pela equipe da gerência de redes de esgoto do Samae. Eles utilizam um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação, para que possam ser corrigidas posteriormente.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:

  • Ligação de calha de chuva;
  • Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
  • Ligação de boca de lobo;
  • Rede de esgoto cloacal quebrada.

Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Nesse caso, a equipe do Samae identifica o endereço e notifica o morador para que ele providencie o conserto. Em caso de chuva o serviço será adiado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.