Mais uma vez, a AVAEC de Veranópolis está entre os finalistas do Prêmio Inovação SINEPE/RS

Nos últimos dias, foi divulgada a lista com os finalistas do Prêmio Inovação SINEPE/RS 2022. Foram 85 projetos inscritos e 12 passaram para a terceira fase de avaliação. A AVAEC Unidades Educacionais de Veranópolis está entre os finalistas, desta vez, na categoria Gestão Educacional com o projeto “Movimento de Conexão da Vida à Sua Essência”, que envolve diversas atividades desenvolvidas no contexto escolar. Entre os anos 2016 e 2019, a escola conquistou sete premiações com seus projetos, dentre elas Ouro, Prata e Honra ao Mérito.

Após a divulgação dos finalistas, haverá as apresentações dos trabalhos no próximo dia 18, quando serão definidas as colocações Ouro, Prata e Bronze, em evento gratuito na sede do sindicato, em Porto Alegre. Junto com a AVAEC na categoria Gestão Educacional estão a escola Santa Mônica de Pelotas e o Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre. A divulgação do resultado final será no dia 25 de novembro, em evento no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre.

Conheça o projeto

O projeto finalista “Movimento de Conexão da Vida à Sua Essência” começou a ser desenvolvido em 2020, com a criação de atividades de enfretamento aos novos caminhos apresentados pelas pandemia da covid-19.

A supervisora de Ensino da AVAEC, Jane Lourdes Dal Pai Giugno salienta que não foi apenas o cenário pedagógico da escola que precisou se readaptar, mas também a rotina das famílias, que precisaram supervisionar o ensino remoto dentro de suas casas. Pensando nisso, foram utilizadas dinâmicas de apoio para alunos, famílias e professores, buscando uma aproximação.

Confira as diferentes atividades do projeto:

A atividade “Poemas nas Ruas em tempos de pandemia” levou poemas gravados pelos alunos às ruas da cidade, por meio de carros de som. Mensagens de fé e esperança, na voz dos estudantes, chegaram até as pessoas durante a pandemia.

Com o “Drivre-Thru na escola”, as crianças tinham a oportunidade de rever seus professores, mesmo que de longe, como também, relembrar momentos por meio de fotos transmitidas em telão. Eles recebiam, além dos materiais didáticos, mimos da escola, durante aquele passeio em meio ao isolamento.

As “Caixas Brincantes” proporcionaram o fortalecimento do vinculo entre família e escola. Os professores preparavam as caixas com brinquedos que confeccionaram para as crianças brincarem em casa com os familiares.

A atividade “Autor online” adaptou para o contexto virtual um projeto que já existia na escola, que era “Autor presente”. Diversas turmas tiveram momentos com escritores, de forma online, durante as aulas remotas.

O trabalho “A Hora do Eu” vem sendo realizado desde 2021 e está tendo continuidade. Trata-se de grupos quinzenais com professores da Educação Infantil e Anos Iniciais. Eles se reúnem em um espaço de escuta por meio do viés psicanalítico, com a orientação da psicóloga/psicanalista Walesca Pessato Farenzena Fochesatto. As professoras trazem as demandas emocionais dos seus alunos e recebem orientações.

A “Literatura Infantil de qualidade” foi orientada também por Walesca. Começou-se a adquirir livros da biblioteca PSI que tratam de temas como luto, tristeza, amizade, entre outros. A escola também recebe orientação de curadora do Rio de Janeiro.

Os projetos “Meus Mundos, Meus Eus” dos alfas 5 ao 7 e “Formação da personalidade” dos alfas 8 e 9, são conduzidos por duas psicólogas em parceria com professora de língua portuguesa e literatura. Os estudantes recebem ferramentas para compreender a sua personalidade. Desde 2021, semanalmente, são trabalhados o autoconhecimento, as emoções e sentimentos que perpassam a vida dos alunos.

A “Espiritualidade como formação de professores” surgiu devido à pandemia também.

“Por entendermos que o homem é um ser biopsicoespiritual, tínhamos que fazer alguma coisa com o professor que trabalha com os alunos. Buscamos a contratação de pessoas especializadas para fazer um planejamento da formação de professores. Tenho quase uma certeza que é uma proposta um tanto inédita nas escolas, olhar a fundo o professor na sua espiritualidade, que vai muito além da religião, Trabalha com o professor nos seus sentimentos, angustias, emoções, ele se autoconhece para melhor gerenciar sua sala de aula”, explica a supervisora Jane

O projeto “Fitas e Movimento” ainda está na frente da escola. As fitas tem a frase “Movimento de conexão da vida a sua essência” e cada uma delas carrega bons desejos de cada aluno. Jane ainda acrescenta que estando ao prazer do vento, as fitas se encontram em um movimento contínuo, levando para o universo os desejos mais profundos das crianças.

Por fim, vale destacar também o outdoor “Faz parte da Família AVAEC”. O painel foi fixado ao lado da entrada da escola e nele, estão os sobrenomes de todos os alunos, professores e funcionários que fazem parte de nossa instituição. As crianças procuram seus nomes e tiram fotos próximo a eles com sua família, o que gera um sentimento de pertencimento e identificação com a escola.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.