Alunos do Polo EJA de Nova Prata vencem Torneio de Robótica do Sesi em Porto Alegre

Estudantes do Polo Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Nova Prata venceram o Torneio de Robótica promovido pelo Sesi/RS nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre. A equipe “Desbravadores Pratenses” conquistou o primeiro lugar na prova final e a “Expedição Santelmo”, ficou em segundo, levando também medalha de primeiro lugar na categoria Apresentação.

A competição iniciou no primeiro semestre letivo de 2022 e envolveu estudantes da disciplina de Seminário de Formação para o Mundo do Trabalho de todos os polos do Rio Grande do Sul. Na grande final, os pratenses disputaram o prêmio contra equipes de Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo e Pelotas. 

As equipes participaram de “regatas” com pequenos barcos feitos de materiais recicláveis que precisavam dar a volta ao “mundo”, representado em uma piscina. Os alunos trabalhavam na construção dos barcos desde março. Como o tema do torneio era “500 anos da primeira circum-navegação”, as embarcações deveriam ter formato de caravelas.

Para participar, os estudantes precisavam concluir três desafios: construir um barco que flutuasse, aprimorá-lo e fazer a programação de uma placa gogo board que permitisse que a embarcação velejasse a favor e contra o vento.

Ao todo, 62 equipes dos polos EJA SESI de todo o estado se inscreveram no torneio. Dessas, apenas oito equipes conseguiram chegar até a final, duas delas de Nova Prata. Segundo informações do SESI, o evento é pioneiro, o primeiro Torneio de Robótica para a EJA no Brasil.

O orientador pedagógico Cassiano Miglia Vacca afirma que o mais interessante, além da própria competição, foi a oportunidade de interação com demais estudantes e professores, além de terem o contato com novas metodologias.

Conheça os alunos e professores envolvidos

O professor William José Vuelma, foi quem orientou os alunos no torneio. Ele afirma que é muito gratificante ver alunos(as), que tiveram o anseio de retomar os estudos, e poder contribuir na formação deles como agentes transformadores na sociedade em que vivem.

“Trabalhar em um Polo da EJA SESI cujo o objetivo não é a transmissão de conhecimento de forma professor-aluno, mas sim uma troca de experiências, vivências e saberes em grupos miscigenados e multiculturais é fantástico. Com apenas dois anos de funcionamento em Nova Prata […] competimos com grandes Polos da EJA SESI de todo o Rio Grande do Sul”, afirma o professor.

A equipe “Desbravadores Pratenses” foi composta pelos alunos Lucas de Souza Nadin Costenaro, Debora Cristina Luvisa Paixão, Lais Nadal Costenaro, Christian Ezau Ribeiro Vieira e Claudence de Fátima de Agostinho. Já a equipe “Expedição Santelmo”, foi representada pelos alunos Cristian Zucconelli, Eduarda da Rocha Drum e Fabrício Mello Trewiczenski.

A aluna Eduarda afirmou que “por mais difícil que seja estar em um ambiente com muitas ideias, levarei para a vida o aprendizado que com um pouco de esforço conseguimos o sucesso”. Já Cristian destacou seu interesse pela área: “a robótica para eu foi algo que eu sempre quis fazer. A EJA do SESI possibilitou eu conviver com essa tecnologia”.

As equipes também contaram com o auxílio dos professores Solange Turcatto, Felipe Luiz Breitenbach e Lenice Vivan Guedes, além de toda a equipe do polo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.