Plano Municipal de Parceria Público-Privadas estabeleceu primeiros projetos em Nova Prata

Na tarde desta quinta-feira, 01, na Casa da Cultura Padre Adolfo Luiz Fedrizzi, aconteceu a primeira reunião do conselho gestor do projeto de Parcerias Público-Privadas – PPP – do município de Nova Prata.

O secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Ânderson Bolzan, que preside o Conselho, explanou sobre o funcionamento do projeto e citou exemplos de como estas parcerias podem impactar positivamente no desenvolvimento de Nova Prata, nas mais diversas áreas.

A Reunião contou com a presença de representantes do IGDS (Instituto Brasileiro de Gerenciamento e Projetos de Desenvolvimento Sustentável), Instituto contratado pelo Município para auxiliar na elaboração dos projetos desta natureza. Reinaldo, presidente do IGDS, explicou sobre o funcionamento destas parcerias e enfatizou a importância destas enquanto projetos de Estado, ou seja, são projetos que buscam o aprimoramento da estrutura pública a curto, médio e longo prazos, não sendo reféns de partidarismos ou vontades meramente políticas.

Entende-se como parceria público-privada um contrato de prestação de serviços de médio e longo prazo (de 5 a 35 anos) firmado pela Administração Pública, pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de implantar e realizar a manutenção de determinada estrutura pública previamente projetada, recebendo em contrapartida investimento público periódico que pode advir de uma economicidade ou nova receita gerada através deste projeto.

Na oportunidade, o conselho gestor já debateu e aprovou o Plano Municipal de Parcerias Público-Privadas, que estabelece as diretrizes de funcionamento e também quais os primeiros projetos a serem implementados em Nova Prata. Definiu-se como primeiros projetos a troca de todo o parque de iluminação pública de Nova Prata por luminárias com tecnologia de LED e, na sequência a construção, implementação, manutenção e gestão de Usina Solar Fotovoltaica para produção da energia elétrica para suprir a demanda dos prédios públicos e da iluminação pública. A previsão é de que o primeiro projeto possa sair do papel e ser executado até meados de 2023.

Faz parte deste conselho os secretários, Ânderson Bolzan, Fábio Rigon, Rosimar Brandalise, Ana Paula Mignoni, chefe de Gabinete, Doádi Brena, a assessora jurídica, Caroline G. Gottardo, a presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Prata, Marli Petrykowski, e o presidente do CIC – Câmara Cultural da Indústria, Comércio e Serviços de Nova Prata, João Paulo Porta.

Fotos: Vilson Paludo/AC

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.