Garibaldi terá usina que transformará lixo em energia

Garibaldi terá um incremento de arrecadação de ICMS e ISS com a instalação de usina que transformará resíduos sólidos em energia e em madeira biossintética. O contrato para a implantação da fábrica e a prestação do serviço foi firmado recentemente entre a administração municipal e a Bioenergia Holding. O prefeito também sancionou lei que autoriza a doação de terreno para a construção do empreendimento. Pela legislação, a empresa terá um prazo de 24 meses para construção da usina, a contar da licença ambiental – em tramitação, mas a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos antes do previsto e a usina entre em operação no próximo ano. 

O investimento na construção do prédio ficará a cargo da empresa. A prefeitura poderá colaborar com máquinas e equipamentos para obras de infraestrutura no local. Segundo o prefeito Sérgio Chesini, a maioria dos funcionários da usina deverão ser de Garibaldi. “Estamos promovendo mais um movimento para qualificar a vida dos garibaldenses. Com essa usina, além de mão de obra do município, teremos a qualificação de um serviço crucial para o bem-estar da cidade: o lixo sendo transformado em energia e em madeira biossintética. É qualidade de vida para a nossa população e consciência com o meio ambiente”, disse o prefeito. Na primeira etapa, estão previstos 21 empregos diretos, chegando a um total de 54 postos de trabalho com o pleno funcionamento da fábrica. 

A empresa receberá o lixo do município – resíduos sólidos urbanos, industriais e agrossilvopastoris — e, a partir disso, produzirá energia elétrica limpa e madeira biossintética. O processo parte da decomposição desses resíduos, que se transformam em biogás, o qual pode ser utilizado ou convertido em eletricidade.

A Bioenergia Holding Ltda

A Bioenergia é uma fusão de três empresas — Rio Limpo B7 Bioenergia Ltda, Sonova Importação e Exportação Ltda, AG7 Global Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda), que tem o objetivo de contribuir com as cidades oferecendo uma solução correta e sustentável para a destinação dos resíduos e transformando em geração de energia e em madeira biossintética.

Fotos: Bruno Milan

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.