Escola Municipal Irmã Joana Aimé completa 30 anos em Veranópolis

A EMEF Irmã Joana Aimé completou 30 anos nesse domingo (4). A instituição de ensino está localizada no bairro Renovação, em Veranópolis. Hoje são atendidos 196 alunos, divididos em 11 turmas, do jardim ao 9º ano. A escola conta com 34 funcionários.

Ao longo dos anos, a instituição recebeu muitas melhorias, tendo em vista o constante aumento da demanda, em 2018 iniciou o projeto de ampliação. Hoje, o novo prédio está sendo construído em terreno adquirido pelo poder público, ao lado da escola. Esse espaço contará com nove salas de aula e auditório para cerca de 300 pessoas, que também poderá ser utilizado pela prefeitura.

Neste ano, o prédio antigo da escola, onde todas as atividades são realizadas atualmente, está recebendo reformas. As melhorias contemplam o piso, a quadra, pintura externa e interna e os banheiros. Conforme o diretor, Tobias Spagnolo, os trabalhos iniciaram em janeiro e estão em fase de finalização.

Confira alguns momentos da história deste educandário:

  • Em 09 de julho de 1990, foi assinado pelo então Prefeito Leonir Antônio Farina, o decreto onde consta a criação da escola. Em 1991, a escola recebe a denominação de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Irmã Joana Aimé, devido aos relevantes serviços que a irmã professora prestou à comunidade veranense, sempre voltada à educação de crianças e jovens.

  • Através de parecer do Conselho Estadual de Educação do RS, ficou autorizado o funcionamento da escola, atendendo alunos de 1ª à 3ª série.

  • Em março de 1992, a escola iniciou suas atividades escolares com 29 alunos, três professoras e uma funcionária e foi inaugurada em setembro daquele ano. Foram muitos avanços, até que em 1996 foi autorizado o funcionamento da 5ª série e em 1999, da 6ª série. Neste mesmo ano, houve a alteração da designação da escola para Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Joana Aimé.

  • Com o aumento das famílias residentes no bairro, junto a grande demanda de alunos, a ampliação das séries e o espaço físico deficiente para o bom atendimento educacional surgiram, em 2000, a necessidade de ampliação da escola.

  • Em 2001, os primeiros meses de atividades escolares (março a junho) aconteceram no Centro comunitário Menino Jesus de Praga, devido aos trabalhos da ampliação da escola. No dia 09 de junho do mesmo ano, aconteceu a solenidade de inauguração do atual prédio.

  • No ano de 2009 a escola recebeu a primeira criança portadora de deficiência e passou a ser adaptada para este mesmo fim, iniciando o processo de ampliação e adequação conforme a LDB.

  • No dia 06 de março de 2010, foi realizada a cerimônia de entrega oficial dos novos espaços e reformas deste estabelecimento de ensino.

  • Em 2018 foi dado início à ampliação da escola, com o intuito de atender a enorme demanda existente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.