Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação inicia na próxima segunda-feira

Inicia na próxima segunda-feira (08), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (vacina da gotinha) e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A campanha segue até o dia 09 de setembro em todas as Unidades de Saúde de Veranópolis.

O público-alvo compreende todas as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já na multivacinação, o foco é nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A secretaria de Saúde reforça que é muito importante que todas as crianças e adolescentes levem sua caderneta de vacinação para a unidade de saúde de sua referência para a conferência e atualização, se necessário.

O Dia D ocorre no sábado, dia 20 de agosto. Nesta data estarão abertas todas as salas de vacinas do município, das 8h às 14h.

Saiba mais sobre a poliomelite

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda, causada pelo poliovírus. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde publicou um comunicado alertando para risco de reintrodução do poliovírus selvagem (PVS) e o surgimento do poliovírus derivado vacinal (PVDV) no Brasil.

Casos recentes de poliovírus selvagem foram notificados em Malawi e Moçambique, países não endêmicos para doença e de derivado vacinal em países como Israel, Moçambique e mais recentemente nos Estados Unidos.

A transmissão da poliomielite ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.