Inverno inicia nesta terça-feira com instabilidade

O inverno iniciou oficialmente nesta terça-feira (21), entretanto, o clima da estação vem sendo sentido há algum tempo. Em Veranópolis, segundo dados da Estação Meteorológica do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (CEFRUTI), a menor temperatura de 2022 foi registrada no último dia 11, quando foram marcados -0,7°C às 7h30min. E neste final de semana, foi sentida a segunda menor temperatura do ano, no domingo (19), 0,6ºC.

Aqui na região da Serra, a estação se inicia com uma semana instável, com chances de geada, mas pode até passar dos 20ºC no meio do período. A principal tendência dos próximos dias é que a região serrana registre chuva a partir desta terça. A instabilidade deve seguir até sexta (24).

Conforme a MetSul, a instabilidade pode trazer ainda temporais isolados com ocorrências de raios. Não se prevê um cenário de tempo severo generalizado e quaisquer ocorrências de temporais tendem a ser isoladas. Apesar de não se afastar vento forte localizado, o maior risco neste tipo sistema que atuará a partir desta terça é queda isolada de granizo. A região com maior possibilidade de tempestades isoladas inclui a Metade Norte gaúcha, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense.

De um modo geral, o inverno de 2022, deve ser diferente do ano passado. Até o momento, os modelos indicam uma estação dentro da normalidade, o que não ocorreu em 2021, quando várias ondas de frio ocorreram de forma seguida, indica Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Os dias frios, neste ano, devem terminar em 22 de setembro.

Estação terá a atuação do fenômeno La Niña, que se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.