Onda de frio derruba temperaturas e pode nevar na serra

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a chegada de uma onda de frio ao Rio Grande do Sul a partir da tarde deste domingo (15). A massa de ar frio é definida como forte e extensa e atingirá diversas regiões do Brasil na próxima semana. Há possibilidade de neve na Serra.

As informações indicam que serão registradas temperaturas 5°C abaixo da média para maio, durante um período de três a cinco dias.

Na última atualização, o Inmet manteve a possibilidade de ocorrência de queda de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre a noite de segunda-feira (16) e a madrugada de quarta-feira (18).

Também foi informada a possibilidade de geada na Região Sul entre os dias 17 e 22. Após chegar à Região Sul no fim de semana, a massa de ar frio se desloca para áreas do Centro-Oeste e Sudeste e, durante a noite, chega a Rondônia e ao Acre.

Neve

Vale destacar que persiste a possibilidade de ocorrência de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 a madrugada do dia 18/05.

Fonte: Inmet

Geada e Agricultura

Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, A geada pode ser ocasionada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Além disso, seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

Além dos alertas emitidos pelo INMET, o SISDAGRO – Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, possui uma ferramenta de previsão de condições favoráveis à formação de geada com antecedência de 5 (cinco) dias. O Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.