Cotiporã comemora 40 anos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (12), o município de Cotiporã, conhecido como a “Joia da Serra Gaúcha”, celebra 40 anos de Emancipação Política e Administrativa. A história da cidade iniciou a partir de 1885, quando famílias de imigrantes italianos chegaram ao sul do Brasil e, em busca de uma vida melhor, instalaram-se nas Linhas Frei Caneca e Independência. Seguido dos imigrantes poloneses e alemães ergueram, em 1892, a Freguesia de Monte Vêneto, em homenagem a região do Vêneto, na Itália, de onde eram procedentes.

Devotos à religiosidade, contaram com o auxílio e incentivo de padres para a consolidação da freguesia, os quais buscaram alternativas para garantir o fomento agrícola, indústrias e comércio local. Foi em Monte Vêneto, que surgiu a primeira cooperativa de laticínios do Brasil: Cooperativa Trabalho e Progresso, como também, o frigorífico “A Sul Americana”, considerado o “pai dos frigoríficos do Brasil”. Junto a ele, destacam-se na história a vocação para ourivesaria e fábrica de esquadrias. Monte Vêneto pertencia a Alfredo Chaves – atual Município de Veranópolis e, em 1939, devido a Segunda Guerra Mundial, a comunidade viu-se forçada a mudar o nome de Monte Vêneto para Cotiporã que, em tupi guarani significa “lugar bonito”. 

Em 1982 surge o sonho da emancipação política. Em 9 de maio, 89% da população decidiu, por meio de plebiscito, ser independente e, através da Lei Estadual Nº 7.652 de 12 de maio de 1982, Cotiporã conquista sua emancipação política. No dia 1º de janeiro de 1983, Cotiporã instala-se como município tendo como primeiro prefeito o Sr. Eraldo José Fellini.

Comemorações

O mês de aniversário tem uma programação repleta de atividades em Cotiporã, confira:

12 de maioAniversário de Cotiporã – às 9h, será realizada Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, celebrada pelo Pároco Padre Gilberto Lazzarotto. Após a missa, haverá a comemoração na Praça Maurício Cardoso, com o canto dos parabéns e entrega de torta personalizada aos presentes.

14 de maioEscolha das Soberanas da 9ª Festa in Vêneto, no Ginásio de Esportes Edyr Carlos Fellini, a partir das 20h30min. Além do desfile e eleição das novas cortes, haverá show com a Banda Barbarella e DJ All Ross.

15 de maioInauguração da obra de pavimentação do acesso para a Comunidade de São Roque, com início às 11 horas. Haverá almoço na mesma localidade, sendo que os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente.

15 de maio: 9ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, com jogos às 10h, 14h e 16 horas, no Campo Juvenil.

18 de maio: Dia Internacional do Museu. Reabertura do Museu e Inauguração da Exposição “Tempos Plurais”, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura Pietro Breda.

21 de maio: XVI Campeonato Brasileiro de Quatrilho, na Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, com início às 10 horas. Será servido café, almoço e janta para os participantes do campeonato.

22 de maio: Campeonato “Desafio Altos da Serra de Veloterra”, na pista de Veloterra, junto ao Parque de Rodeios. Os treinos iniciam às 9 horas da manhã, com início das provas às 11h30min e abertura oficial às 13h30min.

28 de maio: Lançamento do Projeto “Movimenta Cotiporã, às 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Edyr Carlos Fellini.

28 de maio: 10º Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, com início dos jogos às 14 horas, no Campo Juvenil.

31 de maioExposição dos projetos elaborados pelos alunos da Escola Municipal Caminhos do Saber, alusivos aos 40 anos de Cotiporã. Ocorre no Ginásio da instituição, das 17h30min às 19h30min.

Leia também | VI Fórum de Enfermagem será realizado em Veranópolis

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.