Farmácia já vende autoteste de covid-19 em Veranópolis

Farmácia de Veranópolis já disponibiliza para venda o autoteste de covid-19. O produto pode ser encontrado desde a última sexta-feira (4), na unidade da rede Panvel da cidade. Segundo a farmácia, até o momento houve procura apenas por curiosidade, uma vez que nenhum teste foi vendido ainda.

O único teste comercializado é do modelo swab nasal (com espécie de cotonete para coleta de secreção) do laboratório Eco Diagnóstica. O preço é de R$ 64,90. A rede de farmácias São João ainda não tem o teste disponível e não tem previsão para sua chegada. As farmácias Viva Farma preveem ter os testes disponíveis no final desta semana. As demais farmácias contatadas pela reportagem ainda não oferecem os autotestes.

Importante destacar que o autoteste é indicado para casos em que a pessoa apresente sintomas leves ou tenha tido contato recente com alguém infectado. O exame é realizado pelo próprio paciente testado, seguindo as instruções de uso do produto.

Leia também | Veranópolis confirma quatro novos casos da Covid-19

Em caso de resultado positivo orienta-se que o resultado seja confirmado com um teste antígeno ou PCR, realizado por profissionais em unidades de saúde ou farmácias. Mesmo sem a resposta da confirmação é recomendado que já se inicie o período de isolamento de sete dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Os autotestes já são comuns em outros países. No Brasil, tiveram a venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 28 de janeiro. Entretanto, para que cheguem as farmácias, cada laboratório precisa submeter os modelos fabricados à avaliação e aprovação do órgão regulador. Até o momento, seis exames já tiveram a venda autorizada no país.

Saiba mais:*

Teste disponível na Panvel

A Panvel disponibiliza tutorial de uso do autoteste em suas redes sociais. Ele é executado da mesma forma que o teste realizado na farmácia. Na caixinha está a haste, o dispositivo para o teste, o filtro e a solução para extrair o vírus do cotonete. O descarte deve ser feito conforme orientação na bula.

Quando realizar o autoteste?
No período entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas leves ou a partir do quinto dia após contato com o indivíduo infectado pela covid-19.

Quais são os sintomas mais comuns da covid-19?
Febre, dor de garganta, dor no corpo, tosse e cefaléia.

O que fazer em casos mais graves?
Havendo falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%), cianose (cor azulada nas unhas, pele, lábios), letargia (sono profundo), confusão mental, sinais de desidratação, é necessário procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Nestes casos, os autotestes não são indicados.

Como o autoteste confirma a infecção?
Há três resultados possíveis que o dispositivo aponta: negativo, positivo e inválido. Quando negativo, aparece um risco na letra C. Se positivo, o bastão fica com risquinhos, na letra C e T. Se o resultado for inválido, ele apontará somente a letra T ou ficará sem nenhum risco. O indicado é verificar as orientações na bula do produto.

O que fazer em caso de autoteste positivo?
Ao confirmar o resultado, deve-se fazer o isolamento social pelo tempo indicado pelo Ministério da Saúde (sete dias) e avisar às pessoas com quem você teve contato para se testarem também. A confirmação do diagnóstico de covid-19 deve ser feita em um serviço de saúde. Caso precise de um documento comprobatório, será necessário realizar um novo teste (antígeno e/ou PCR em farmácias ou laboratórios)
*Fonte: Panvel

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.