Cotiporã, Fagundes Varela e Nova Prata desobrigam o uso de máscaras também em locais fechados

Desde a última semana, é observada uma movimentação de prefeituras do Rio Grande do Sul a respeito da liberação do uso de máscaras. Primeiramente, em locais abertos, o que também foi aderido na microrregião. Porém, depois de a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) compartilhar com os prefeitos um documento que embasa as decisões e recomendar o fim da obrigatoriedade nessa segunda-feira (21), algumas cidades vem aderindo a recomendação nesta semana.

A primeira da microrregião foi Cotiporã, que na terça-feira (22) tornou facultativo o uso de máscara de para circulação em espaços abertos e fechados (ventilados), públicos e privados. Na cidade, os estabelecimentos privados possuem autonomia sobre a permissão da entrada de pessoas, com ou sem o uso da máscara de proteção em suas dependências. O uso do equipamento segue sendo obrigatório em Unidades Básicas de Saúde, consultórios médicos, laboratórios e farmácia, bem como em Instituições de Ensino.

Fagundes Varela realizou uma reunião nessa terça-feira (22) com o Comitê Covid-19, decidindo pela liberação do uso de máscaras também em locais fechados. Apenas será exigido o uso em escolas, transporte escolar e público, postos de saúde, farmácias. O decreto foi oficializado nesta quarta-feira (23).

Nova Prata publicou decreto nessa terça-feira (22), que desobriga o uso de máscara de proteção individual, para todas as idades, para circulação em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo e circulação em espaços fechados públicos e privados. Fica recomendado o uso de máscara somente para imunossuprimidos, pessoas com maior vulnerabilidade e pacientes com sintomas gripais, tais como, febre, tosse, espirro, dor de garganta.

O município de Veranópolis adota certa cautela com a decisão, uma vez que segundo o prefeito Wlademar De Carli, daqui cerca de 15 dias a situação será avaliada. Sendo assim, por enquanto, segue obrigatório o uso de máscara em locais fechados na cidade e é facultativo o uso em locais abertos.

Vila Flores também ainda não liberou o uso em locais fechados, o município afirma estar seguindo as determinações do Governo do Estado.

Leia também | Veranópolis aplica 2ª dose pediátrica da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.