Causa animal: saiba como auxiliar a ONG Instinto Coruja em Veranópolis

O Canil Municipal de Veranópolis, por meio de verbas do poder público e atuação de voluntários, é administrado pela ONG Instinto Coruja. Hoje, habitam o local cerca de 180 cães, sendo que a maior parte fica em baias. Isso porque em outubro de 2021, por meio de subsídios do poder público e de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes, o espaço recebeu melhorias em sua estrutura.

Em janeiro, Charline Alecsandra Pitol assumiu como presidente da ONG e ela afirma que o canil vem evoluindo muito ao longo dos anos, graças ao trabalho que vem sendo realizado pelos voluntários, poder público e sociedade que se engaja à causa animal. Todos os animais são castrados, vacinados, com vermifugação e uso de antipulgas em dia.

Veja também | Studio TV | Canil Municipal de Veranópolis

A ONG pede auxílio da comunidade, pois os meses de janeiro e fevereiro são de muito abandono. Os voluntários buscam adotantes e também lares temporários. Hoje, o número de animais está no limite da capacidade do espaço. “Boa parte da sociedade vê o canil como uma espécie de depósito, porém, o lugar não é o ideal, apesar de todas as melhorias que vem sendo feitas, mas nunca um canil será um ideal”, afirma a presidente. Vale destacar que antes da adoção, existem alguns critérios que incluem a visitação no local onde o animal ficará, além de explicações sobre os cuidados com o pet. As voluntárias destacam que costumam ser mais de 40 adoções no ano.

Como ajudar?

A coordenadora de mídias da ONG, Ingrid Schuler, destaca que é possível ajudar com os carnês, cofrinhos espalhados em estabelecimentos da cidade, valores depositados e também em eventos como os brechós e nas vendas de camisetas e agendas. Está programada para março a realização de mais um brechó da ONG. Uma maneira de ajudar é também se voluntariando, pois finais de semana sempre é necessária ajuda para alimentar os animais e realizar a limpeza.

Leia também:  Atenção motoristas: obra na Ponte de São Belin altera o trânsito em Nova Prata

Além disso, é possível auxiliar de forma direta também, com a doação de sachês, patês, ração especial para os cães mais velhos e também pensando no auxílio à comunidade, sempre são necessárias rações de gatos e cães. “Para evitar que sejam levados ao canil, ajudamos com diversas alternativas para que os animais fiquem no local em que estão”, explicam as voluntárias.

Leia também | ONG Instinto Coruja emite nota de esclarecimento referente a atuação dos voluntários

Nota de esclarescimento

Há três semanas, a ONG divulgou uma nota de esclarecimento sobre o seu trabalho voluntário, devido a muitas reclamações por parte da comunidade. Ingrid explica que a nota foi divulgada para esclarecer que as pessoas que fazem parte da causa animal tem seus trabalhos e compromissos, e, por isso, se dedicam à ONG nos momentos que tem disponibilidade.

Charline complementa ao afirmar que “a diretoria da ONG não recebe pelo seu trabalho, a gente escolheu porque ama e porque a comunidade veranense necessita desse trabalho”. Todos podem fazer denúncias por meio de B.O online, da Brigada Militar ou promotoria.

Acompanhe a ONG por meio de seu Instagram e Facebook.

Veja a entrevista na íntegra:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo