Dia de Nossa Senhora de Lourdes entenda como nasceu a devoção dos fiéis

Nossa Senhora de Lourdes mobiliza diversos fiéis em todo o mundo, por conta de sua história e dos vários relatos de graças alcançadas e milagres efetivos. Para os católicos, o dia 11 de fevereiro é dedicado à santa. Em Veranópolis, há 80 anos uma romaria é feita em sua homenagem.

A história

Segundo relatos fornecidos pela Igreja Católica, foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Esta última deixou por escrito um testemunho relatando a aparição.

Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição.

Os registros apontam que foi em 1862 que a Nossa Senhora foi beatificada, ou seja, considerada santa.

A devoção em Veranópolis

Tudo começou quando, em outubro de 1905, nuvens de gafanhotos invadiram as plantações da então Alfredo Chaves. O vigário da época colocou em prática seu sonho de erigir uma gruta em louvor a Nossa Senhora de Lourdes, cuja devoção veio com os freis capuchinhos franceses. A fé e a devoção à Mãe de Lourdes foi a base da esperança para eliminar de vez a praga dos gafanhotos

A primeira gruta, modesta, deu origem às romarias, que acontecem anualmente no mês de fevereiro. Na década de 1940 surgiu a necessidade de ampliar o local para maior comodidade dos romeiros e em 1946 ocorreu a benção solene da nova Gruta.

Conheça a história de devoção de Solange Monfrini

Conheça a história de devoção de Cleonice Pagnoncelli Fachin

Celebrações atualmente

A Studio TV pelo quarto ano consecutivo realiza a transmissão completa e televisionada, com o objetivo de levar para às casas dos devotos, com alta qualidade, toda a emoção envolvida na religiosidade. Acompanhe a missa do dia 11 de fevereiro:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.