Jogos Coloniais da Festa da Uva iniciam neste sábado

A Diretoria de Esportes da Comissão Comunitária da Festa da Uva promove neste sábado (22/01) a abertura oficial dos Jogos Coloniais. A cerimônia, seguida das primeiras provas, ocorre a partir das 9h30 na Praça Dante Alighieri (Av. Júlio de Castilhos). A primeira competição é voltada às equipes da imprensa, sempre apoiadoras da atração.

Os jogos coloniais tem o objetivo de resgatar as tradições e envolver principalmente as comunidades do interior na maior festa comunitária do país. São 11 as modalidades de jogos coloniais: arremesso de queijo, fazer bíguli, corrida de carriola, debulhar milho, corrida de plantadeira, amassar uvas com os pés, corrida de trator, cocanha (pau de sebo), chute a gol, corrida de saco e mini 48 (bochinha). Neste ano, os jogos passam a contar com uma nova modalidade que será apresentada à comunidade no sábado.

Um dos participantes mais ativos e ganhador de várias medalhas, desde a primeira edição do campeonato realizada em 1994, Ivan Capelari comemora o retorno da atração nesta edição da Festa, após uma pausa de cinco anos (não foram realizados na festa de 2019). O metalúrgico, de 41 anos, está pronto para participar novamente este ano dos jogos na Linha 40. “Eu cresci vendo os mais velhos participando dos jogos com entusiasmo. Participei com os jovens da comunidade nas modalidades de arremesso de queijo e corrida de carriola. Aí me interessei, porque sempre foi um momento de descontração, integração e confraternização da comunidade. Os jogos são muito bons, atiça a competitividade e a concorrência”, lembra. Capelari destaca que mulheres e crianças também participam da competição, em suas modalidades. “Os jogos envolvem homens e mulheres de todas as idades e crianças. Os mais velhos participam também dos jogos de bodega. Estou muito feliz com o retorno dessas atividades neste ano de Festa”.

Após o lançamento para o público caxiense na Praça Dante, as provas acontecem no interior em 15 etapas (cronograma abaixo). Os atletas podem se inscrever na hora. Ao final, a comunidade que mais participou e pontuou será premiada com R$ 10 mil. A grande final ocorre no dia 06 de março, na rua Sinimbu, em frente à Catedral.

Paralelo aos Jogos Coloniais, acontece também a retomada da Paralimpíada Colonial, com a participação de alunos das escolas especiais do município. As provas ocorrem no dia 04 de março, a partir das 14h, no Enxutão.

Os Jogos Coloniais tem como patrocinadores Café Bom Jesus, Orquídea Alimentos, Supermercados Andreazza e Tudo Agrícola Mahindra.

A 33ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada de 18 de fevereiro a 06 de março em Caxias do Sul. O evento tem o patrocínio de Banrisul, Bitcom Celular, Empresas Randon, Marcopolo, Prefeitura de Caxias do Sul, Sicredi Pioneira, Simecs – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, o apoio de Orquídea Alimentos, Samburá, Solus Incorporadora, Supermercados Andreazza, Tri Legal e são parceiros Pisani Plásticos, Postos Pedrotti e Unimed.

Cronograma dos Jogos Coloniais

22/01 – imprensa – 9h30

Local: Praça Dante – Av. Júlio de Castilhos

29/01 – Linha 40 – 15h

Local: Em frente à igreja

30/01 – Galópolis – 10h

Local: Em frente à igreja

05/02 – São Luiz – 15h

Local: Campo de futebol

06/02 – Fazenda Souza – 15h

Local: Carapiaí

12/02 – Criúva – 15h

Local: Em frente ao salão paroquial

13/02 – Santa Lúcia do Piaí – 10h

Local: Na rua em frente à igreja

13/02 – Vila Oliva – 15h

Local: Na rua em frente à igreja

19/02 – Vila Cristina- 15h

Local: Campo de futebol

20/02 – Forqueta – 10h

Local: Rua lateral da praça da igreja

20/02 – Desvio Rizzo – 15h

Local: Em torno da lagoa

26/02 – Vila Seca – 15h

Local: Em frente à igreja

27/02 – Ana Rech – 10h

Local: Praça

04/03 – Paralimpíada Colonial – 14h

Local: Enxutão

06/03 – Final dos Jogos – 10h

Local: Praça Dante (em frente à Catedral).

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios