Dia Nacional dos Correios: conheça a história da instituição

Você já se perguntou como era a comunicação entre pessoas distantes no século XVI? Concorda que seria muito diferente dos meios atuais? Os aparelhos e ferramentas que temos hoje facilitam muito mais a comunicação entre as pessoas, que antes, era feita por carta ou correspondência. A partir da necessidade de contatos a longas distâncias, ainda no contexto das grandes navegações, é que surge os Correios e Telégrafos.

O primeiro registro de carta no Brasil se deu com a chegada das primeiras caravelas portuguesas, quando Pero Vaz de Caminha avistou terras tupiniquins e enviou correspondência à Corte de Portugal para contar as descobertas. Mas foi apenas mais tarde que os serviços de envio foram realmente criados.

Os Correios iniciaram-se no Brasil em 25 de janeiro de 1663, junto com a criação do Correio-Mor. Essa data foi escolhida em decorrência da nomeação de João Cavaleiro Cardoso como assistente do Correio-mor do Rio de Janeiro. A finalidade era facilitar as trocas de correspondências entre a Coroa e a Colônia. Com a independência, em 1822, os serviços postais foram ainda mais impulsionados.

A necessidade de um serviço que entregasse correspondências e pacotes surgiu, especialmente, a partir do desenvolvimento, uma vez que o setor produtivo estava crescendo consideravelmente, e precisava expandir para se manter.

Em dezembro de 1931 os Correios fez uma fusão com os telégrafos. A partir daí começaram a se modernizar, vindo a criar e disponibilizar serviços de alta qualidade no intuito de corresponder às expectativas de seus clientes. A fusão com os telégrafos possibilitou que o serviço mudasse para melhor no setor postal, sendo incluído serviços de telegrama e sedex.

No dia 20 de março de 1969, nasceu a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e junto veio uma grande mudança no modelo postal brasileiro. Iniciou-se um ciclo de inovações, como a criação do Código de Endereçamento Postal (CEP), um novo centro de triagem eletrônica, um funcionamento dia e noite e novas agências foram inauguradas.

Em janeiro de 2001, os Correios conseguiu abranger em torno de 5.561 municípios brasileiros. Não há registros de que nenhuma outra instituição tenha tido essa grande abrangência. Em 2002, criou-se a Ouvidoria, importante avanço na sua relação com os clientes. Com as novas leis, agora os Correios podem exercer suas funções no exterior e através de serviços eletrônicos.

Nos últimos anos, os Correios têm aumentado ainda mais o incentivo e participação em projetos sociais e ambientais, promovendo a sustentabilidade social e ambiental. Entre os projetos estão: Concurso de Redação de Cartas, Desenvolvimento Profissional, Inclusão no mercado de trabalho, Patrocínio culturais e esportivos, Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, Fomento à acessibilidade, diversidade, equidade e combate à discriminação e Combate ao uso de drogas.

história dos Correios caminha de mãos dadas com a história do progresso brasileiro, desde os tempos dos serviços de Correio-Mor, até o processo da municipalização dos serviços postais no Brasil e a modernização do modelo atual.

Ainda, em 25 de janeiro é comemorado o dia do carteiro, profissional fundamental e que por muitas vezes, é o rosto da empresa para a sociedade.

*Contribuições de Correios e Biblioteca Nacional Digital

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.