Com possibilidade de fechamento da Unidade Sentinela, atendimento de casos respiratórios deve ser redirecionado aos postos de saúde do município

A situação epidemiológica do município de Veranópolis tem sido cada vez mais positiva. O avanço da vacinação, aliado aos cuidados para barrar a propagação do vírus diminuiu o número de casos positivos na unidade sentinela.

Segundo a secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, a demanda da unidade continua significativa, onde as pessoas ainda buscam atendimento com sintomas respiratórios, mas que não se convertem em testes positivos. Há cerca de três semanas a Unidade Sentinela não confirma nenhum caso de covid-19. Os últimos positivos foram realizados na rede privada.

Desde o dia 20 de março de 2020 a Unidade Sentinela de Veranópolis opera no município. Segundo a Secretaria de Saúde, porém, o posto que serve como triagem respiratória para casos suspeitos de covid-19, deverá fechar suas portas ainda em 2021.

Com o fechamento, o manejo de atendimento para casos de covid, será realizado nas unidades básicas de saúde de cada bairro. Esta última atitude parte da necessidade da organização estrutural das equipes de saúde, visto que por conta da grande demanda no posto, profissionais precisam se afastar de demais atendimentos em outras unidades.

“Já estávamos nos organizando e verificando as melhores possibilidades para retomar os atendimentos nas unidades de saúde, nos postos dos bairros. Isso está prestes a acontecer, então, no próximo mês de dezembro já devemos estar colocando isso em prática. A ideia inicial é fortalecer o atendimento na unidade central, com um médico e um enfermeiro para dar suporte a esta demanda. Vamos ir avaliando um dia após o outro”, explica.

Ainda, no mês de outubro, em função da diminuição da procura por atendimento médico de pessoas com suspeita de estarem contaminadas pela Covid-19 e como forma de manter a qualidade dos atendimentos, bem como a otimização dos recursos financeiros e humanos, a Unidade teve seu horário reorganizado e reduzido.

O posto, que primeiramente operou no bairro Universal, agora, presta serviços na antiga estrutura da ESF do bairro São Francisco, na rua José do Patrocínio.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.