Seis cidades de Santa Catarina têm risco de deslizamento após chuva persistente

As chuvas persistentes nos últimos dias em Santa Catarina atingem principalmente as regiões da Grande Florianópolis e do Planalto Norte e trazem risco de deslisamento para algumas localidades do Estado. Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Águas Mornas, São José, Antônio Carlos e Joinville registram possibilidade de deslizamento de terra nesta quarta-feira (13), segundo a Epagri/Ciram, as informações são do Portal NSC.

Pontos com risco de deslizamento

  • Santo Amaro da Imperatriz – Sul do Rio
  • Santo Amaro da Imperatriz – Vargem do Braço
  • Palhoça – Alto Aririú
  • Águas Mornas – Beira Rio
  • São José – Kobrasol
  • Antônio Carlos – Usina
  • Joinville – Vila Nova

O acumulado de chuva na Grande Florianópolis entre segunda e terça-feira (12) ultrapassou a expectativa de volume de água para todo o mês de outubro, segundo a Epagri/Ciram. Na região do Planalto Norte choveu o que era esperado em 10 dias do mês de outubro. Essa quantidade de água acende o alerta para deslizamentos, como explica o metereologista Marcelo Martins:

— Um milímetro de precipitação equivale a 1 quilo de água. Se você tem 1 quilo de água em um metro quadrado parece pouco, mas se em um dia você tem 140 quilos de água sobre cada metro quadrado. Essa água toda pesa e começa a ir para o solo. A partir do momento que ele satura, principalmente nas regiões que são inclinadas e tem vegetação, ocorre os deslizamentos.

Santo Amaro e Palhoça foram as principais cidades atingidas

A chuva persistente na Grande Florianópolis causou estragos principalmente em Santo Amaro da Imperatriz. Na noite de terça-feira (12), cerca de 100 famílias estavam isoladas na cidade. O número reduziu para 40 na manhã desta quarta. As aulas da rede municipal e o transporte escolar em Santo Amaro foram suspensos. Duas casas chegaram a ser interditadas e houve deslizamento.

Os bairros mais atingidos foram Braço São João e Sul do Rio, na limitcom Palhoça. Estradas ficaram interditadas no local. Em Palhoça, a prefeitura decretou situação de emergência. Foram registrados diversos pontos de alagamentos e a queda de cabeceira de uma ponte. No bairro Bela Vista, um deslizamento de terra foi registrado e uma casa foi atingida. Não houve feridos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.