Brigada Militar impede grande plano de fuga de apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

A Brigada Militar impediu na manhã desta quinta-feira a execução de um plano de resgate de dois apenados que estão atualmente recolhidos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Um deles é o criminoso de alta periculosidade conhecido como Fábio do Gás, que comanda o tráfico de drogas em Rio Grande e tem ligação com a facção Os Manos. Ele fez parte dos detentos transferidos na operação Pulso Firme em julho de 2017 para penitenciárias federais, mas retornou em agosto de 2018. Já o outro tem apelido de Foca, parceiro dele, as informações são do Jornal Correio do Povo.

Alertado sobre a presença suspeita de um automóvel pelo setor de inteligência da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) que monitorava o caminho de uma escolta para Porto Alegre, o efetivo do 28º BPM localizou um Kia Cerato, de cor prata, no acostamento da ERS 401, em Charqueadas.

No interior do veículo, os policiais militares encontraram o plano de resgate dos detentos, com mapas, detalhes e esquemas do ataque e rotas de fugas, bem como imagens da Pasc. Dois coletes balísticos e munições de fuzil calibre 556 também foram apreendidos. Não houve prisões.

A Polícia Rodoviária Federal prestou apoio depois à Brigada Militar no local da ocorrência. A Polícia Civil abriu inquérito. Já o Instituto-Geral de Perícias (IGP) dará prioridade na avaliação do material apreendido para subsidiar a investigação.

Conforme o plano, um posto de combustível seria explodido às margens da rodovia, perto da ponte sobre o rio Jacuí, na região onde fica o complexo prisional de Charqueadas. Explosivos seriam detonados junto à Pasc. Grupos fortemente armados com fuzis e pistolas atirariam na guarda externa do estabelecimento prisional e fariam a contenção no entorno.

Já um helicóptero realizaria o resgate dos apenados em local previamente definido nas imediações. Um caminhão-tanque seria incendiado para impedir a aproximação de viaturas. A rota de fuga possivelmente dos envolvidos incluiria Lajeado e Ronda Alta, sendo citada até a cidade paraguaia de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná.

A área da PASC recebeu reforço de segurança da Susepe e da Brigada Militar. Houve envio de tropas do Batalhão de Operações Especiais e do 1º Batalhão de Polícia de Choque, além do Comando Ambiental da Brigada Militar e do Batalhão de Aviação Aérea para reforçar o policiamento na região. Ainda pela manhã, os agentes da Susepe realizaram revistas nas celas dos dois detentos, sendo apreendido um telefone celular.

No final da manhã, o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, esteve reunido com a cúpula da SSP, reunindo todos os órgãos, e com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, além do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O objetivo foi alinhar os encaminhamentos e assegurar a devida atenção ao fato.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.