Ipacol Máquinas Agrícolas conquista o prêmio Esteio do Agro na 44ª Expointer

A Prefeitura de Esteio e o Grupo Sinos entregaram, no final da tarde da terça-feira (7), durante o quarto dia da 44ª Expointer, o troféu Esteio do Agro, distinção que reconhece o trabalho de empresas e pessoas que atuam com o agronegócio. A cerimônia foi realizada na Casa do Grupo Sinos, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

A empresa veranense, Ipacol Máquinas Agrícolas, conquistou o prêmio Esteio do Agro na categoria agromarketing, que considera os investimentos em projetos de marketing, com resultados para a empresa.

O Prêmio Esteio do Agro, premia em seis categorias diferentes: sustentabilidade (pessoas ou empresas envolvidas em projetos sustentáveis com resultados para o meio ambiente), responsabilidade social (ação ou projeto realizado junto à comunidade), inovação digital (tecnologias em prol do agro), agromarketing (investimentos em projetos de marketing com resultados para a empresa), mulher do campo (destaque para as mulheres a frente dos negócios do campo), e cidade amiga do agro (política de incentivo para melhorias na cidade e no campo).

A Ipacol Máquinas Agrícolas

A fabricação dos equipamentos agrícolas da marca Ipacol se iniciou no ano de 1976, através da perseverança do seu sócio fundador Ildo Parise. O crescimento e a procura constante pelos equipamentos deu origem à empresa Ildo Parise Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas Ltda., fundada no ano de 1990.

A ampliação das linhas de equipamentos agrícolas, aliada ao compromisso com a qualidade, em conjunto com o empenho dos filhos do fundador, consolidou a marca Ipacol num mercado consumidor, cada vez mais exigente.

E foi no ano de 2003 que a marca passou a fazer parte do nome da empresa, fundando-se então, a Ipacol Máquinas Agrícolas Ltda, em conjunto com a ampliação do parque fabril.

A empresa veranense é uma das maiores expositoras desta edição da Expointer. Já conquistou diversas premiações pela qualidade, inovação e tecnologia de seus produtos. 

Conheça os demais comtemplados do Prêmio Esteio do Agro 2021

GAP São Pedro (Uruguaiana) – Categoria Sustentabilidade
Foi o profundo amor pela terra e responsabilidade em lidar com a natureza, desde 1906, que a GAP garantiu seu crescimento e hoje serve de exemplo a tantas outras empresas do setor. Em 2021, a GAP conquistou pelo sexto ano consecutivo o prêmio de maior vendedora e reprodutora de taurinos no Brasil. Acumula mais de 100 anos de melhoramento genético para manter seu alto padrão de qualidade. Possui um rebanho de mais de 7 mil ventres registrados e controlados através do Sistema da Avaliação do Programa Natura. A empresa se destaca, ainda, com um trabalho de criação sustentável diferenciado, com 50% da pastagem nativa.

OvinoPro (Porto Alegre) – Categora Inovação
Desenvolvido através de uma startup iniciada na Expointer, em Esteio, o OvinoPro é um software para ovinocultores que reduz perdas e aumenta a produtividade do rebanho através de uma gestão inteligente na palma da mão. O aplicativo otimiza o tempo ajudando nas tomadas de decisões, inclui manejos, procedimentos e indicadores próprios. Funciona sem internet no campo e é muito simples de usar. O OvinoPro é um exemplo de ferramenta tecnológica tanto para o pequeno produtor quanto ao gerente de grandes fazendas.

Dália Alimentos (Encantado) – Categoria Responsabilidade Social
O Programa Criança Dália, da cooperativa Dália Alimentos, tem a sensibilidade de atender a crianças de zero a 12 anos nos âmbitos educacional, cultural, esportivo, recreativo e de saúde. São favorecidas escolas, hospitais, associações, ONG’s e entidades que acolhem a este público-alvo através da doação de leite, material didático e pedagógico, brinquedos, utensílios e equipamentos hospitalares, além de outros itens que atendam às necessidades destas entidades e instituições. A cooperativa ainda se destaca pelo trabalho desenvolvido com imigrantes. Ao longo dos nos, foram contratados mais de 500 imigrantes que vieram ao Brasil buscar um recomeço. E até hoje faz a diferença na vida da comunidade de Encantado.

Clarice Rohr – Categoria Mulher no Campo
O trabalho na propriedade é direto, desde semear, plantar, cuidar dos alimentos até transformá-los nos itens para venda. Fundada em 2013, sua linha de produtos contempla chás orgânicos, geleias orgânicas, biscoitos diet, sem glúten e lactose, e, também, os tradicionais, todos já comercializados para fora do estado. A sucessão rural familiar feminina de empreendedorismo já está sendo a marca da empresa, com a participação da filha Eduarda na produção.

Tupandi – Categoria Cidade Amiga do Agro
Em 2020, a cidade de Tupandi teve o melhor PIB per capita da região. Segundo o IBGE, figurou na oitava posição no estado do Rio Grande do Sul e na 78ª posição entre 5.570 cidades brasileiras. O índice positivo alcançado se deve principalmente pela produção industrial e produção primária, que, por sua vez, destaca-se pela avicultura, suinocultura, produção de ovos e leite. Algumas leis foram sancionadas com a finalidade de incentivar os produtores rurais do município em 2021, como Transporte Milho Balcão, auxílio para destinação adequada de dejetos suínos, auxílio para aquisição de mudas cítricas e frutíferas e auxílio para compras de sementes de milho. O Município também concede apoio e incentivo às atividades e construções de aviários e pocilgas, para a aquisição de equipamentos e insumos, telefonia, eletricidade e água, auxílio financeiro ao produtor nos custos com aquisição de sêmen e realização de inseminações, entre outros.

Informações: Prefeitura de Esteio e Ipacol Máquinas Agrícolas

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.