Apenas 10% dos resíduos recolhidos em Veranópolis são reciclados
Segundo informações da Prefeitura de Veranópolis, apenas 10% dos resíduos recolhidos em Veranópolis são reciclados. O número é baixo perto do quantitativo que poderia ser reaproveitado caso a separação do lixo fosse feita de forma correta por todos. Ao total, Veranópolis produz 20 toneladas de resíduos por dia.
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes.
LIXO RECICLÁVEL
O lixo reciclável engloba papéis (papelão, jornal, etc.), plásticos, metais e vidros. Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor também devem ser descartadas com o lixo seco, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos da construção civil.
É importante lembrar que as embalagens plásticas devem ser deixadas secas, as caixas de papelão dobradas (para economizar espaço) e os vidros embalados em jornal ou papelão, pois caso estejam quebrados não machucarem quem os manusear. Os papéis podem ser dobrados, porém, não devem estar amassados.
LIXO ÚMIDO OU LIXO ORGÂNICO
O lixo úmido ou lixo orgânico, é composto de materiais orgânicos (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida) e não recicláveis (papel higiênico utilizado, materiais de higiene pessoal, plásticos e papéis engordurados, bitucas de cigarro, chiclete, etc.). Ele representa aproximadamente 50% de todo o lixo produzido diariamente por cada brasileiro.