Um reolhar a vida: Rodrigo Costa conta sua história de superação e inserção na política

No dia 10 de janeiro de 2013, Rodrigo Costa nasceu de novo. Na época com 16 anos, o veranense sofreu um grave acidente de moto, o qual ocasionou uma lesão medular e deixou o jovem sem os movimentos das pernas. Da negação de sua nova condição até a conquista do seu empreendimento e a eleição como vereador foi um longo caminho, repleto de dificuldades, mas que serviu de motor para a edificação de sua história.

Segundo o rapaz, hoje com 24 anos, os dois primeiros anos após o acidente foram os mais complexos de sua vida. Sem aceitar a cadeira de rodas, ele pensou muitas vezes em suicídio. As coisas só mudaram quando ele percebeu que “Deus tinha um propósito para a minha vida”, como afirma em suas palavras.

Assim, em 2016, decidiu se dar uma nova chance. Permaneceu um mês no Hospital Sarah Kubitschek, em Belo Horizonte, aprendendo formas e técnicas de como ser mais independente. Além disso, com o propósito de “fazer diferente”, aos 19 anos, ele decidiu concorrer a vereador, recebendo 666 votos de confiança da população. Atualmente, também é um dos proprietários da Verasol Energia Solar, empreendimento de Veranópolis.

Rodrigo no início de sua recuperação | Foto: arquivo pessoal

Sua história se coloca como um exemplo para outras pessoas com deficiência, que possuem receio de tentar lançar um novo olhar sobre sua vida. Rodrigo pontua que todas as pessoas são diferentes entre si e que a deficiência é apenas uma particularidade, não um limitador, por isso deve ser tratada com naturalidade.

Com a bandeira da inclusão em sua vida pública, bem como privada, vê que a questão da inserção das pessoas com deficiência na sociedade ainda caminha a passos lentos, porém, está em evolução. Levando uma mensagem de coragem e superação, Costa se coloca como um exemplo de que é possível sonhar e conquistar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Um Comentário

  1. Só esqueceram de citar em qual situação ele se acidentou. Estava andando de moto menor de idade sem carteira de habilitação, belo exemplo. Como prêmio foi eleito e agora o que ele faz pela acessibilidade da cidade? Nada. Quero ver ele ir até o bairro santa lúcia e ir da creche do bairro até o centro de cadeira de rodas. Não existem nem calçadas ali, as ruas são todas esburacadas com pavimentação em péssimo estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.