Inclusão no mercado de trabalho e na sociedade: conheça o exemplo do veranense Rafael

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca promover a inclusão desses indivíduos na sociedade, bem como colocar em pauta o respeito às diferenças. Em Veranópolis, Rafael Rodrigues Foscarini é um exemplo de que com o apoio das pessoas, esse objetivo pode se tornar realidade, facilmente. O jovem de 28 anos frequenta a APAE do município desde criança. No local, desenvolveu suas potencialidades. Por conta disso, trabalhou quatro anos em uma empresa calçadista da cidade, bem como se tornou chefe escoteiro. Atualmente, o veranense trabalha na loja de sua família, local onde deseja seguir trabalhando.

A importância desse tipo de inclusão é imensa para o desenvolvimento do indivíduo, como pontua a equipe da APAE. Além de ser um direito da pessoa, também a traz maior qualidade de vida e aprimoramento de suas potencialidades.

– Eles falam que são capazes, eles trazem isso consigo, e eles são capazes sim! E eles tem o direito. Não é um favor que a gente está fazendo, é uma conquista para ele. A gente não quer pena de ninguém, a gente quer respeito, como todos cidadãos, nós somos todos iguais e merecemos respeito em comum como todos – afirma a Diretora da APAE, Carla Moroso.

Com o sonho de viajar para Portugal, fazer uma faculdade e seguir trabalhando na loja da família, Rafael é um exemplo de como a inclusão é essencial, bem como, um exemplo da capacidade de todas as pessoas e a naturalidade das diferenças.

História de Rafael foi tema de reportagem da Studio TV

Em 2020, Rafael conversou com a reportagem da Studio, e contou sobre sua vivência no mercado de trabalho, APAE e escoteiros. Assista o vídeo e saiba mais sobre a história do jovem:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.