Câmara aprova projeto de controle populacional de cães e gatos através de um programa de castração

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Veranópolis, na sessão da segunda-feira, dia 02 de agosto, a Proposição n.º124/2021, que dispõe sobre a realização de um programa de controle populacional de cães e gatos no município, através de um programa de castração. O projeto é de autoria da vereadora Adriane Maria Parise (MDB), contudo foi endossado também por Mara Garib Guzzo (MDB).

Segundo a justificativa presente na proposta, o projeto se coloca necessário visto que a superpopulação animal vem se tornando um alarmante problema de saúde pública nos últimos anos, evidenciando o abandono e maus-tratos aos animais e a superlotação do Canil Municipal.

– A castração é uma das melhores formas de reduzir o abandono de animais e reduzir o nascimento descontrolado de cães e gatos – complementa a justificativa.

A proposta aponta que o projeto de castração para animais domiciliados em famílias de baixa renda deve ser iniciado em bairros mais afetados pelo descontrole da população de animais, em cronograma previamente estabelecido. O critério para realizar o cadastro dos animais será a vulnerabilidade social, pois a prioridade é realizar a castração dos animais que estão na rua e que estão sob tutela de pessoas que não tem condições de arcar com os valores do procedimento cirúrgico.

Agora, a proposta será encaminhada ao Executivo Municipal, que poderá transformar ou não a medida em um projeto de lei.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.