Região da Serra Gaúcha deve ter investimento de R$ 192,7 milhões em obras viárias

Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.

O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na R3, que abrange 49 municípios das regiões Corede Campos de Cima da Serra, Serra e Hortênsias, a previsão de investimento é de R$ 192,7 milhões.

Avançar

O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.

Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, já detalhado acima, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.

Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R3:

Acessos municipais

O plano de obras prevê investimentos de R$ 15,1 milhões em 14,7 quilômetros de obras de acessos municipais em Montauri, na ERS-447. São 14,7 quilômetros de extensão, cuja obra será concluída em 2022.

Ligações regionais

O plano de obras prevê a conclusão de quatro ligações regionais na R3 em 2022. O investimento total será de cerca de R$ 95,3 milhões.

As ligações, totalizando 95,8 quilômetros, são as seguintes:

• entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes, na ERS-020;
• entre Nova Roma e Antônio Prado, na ERS-448;
• na Rota do Sol (RSC-453), entre Tainhas e Cambará do Sul;
• no acesso a Itaimbezinho, na ERS-020.

Há, ainda, a ligação regional entre São Jorge, Guabiju e Nova Araçá, na ERS-126, que deve ficar pronta somente depois de 2022. São 15,6 quilômetros de extensão, com previsão de investimento de R$ 28,1 milhões.

Conservação e recuperação

O plano de obras prevê investimento de cerca de R$ 39,1 milhões em obras de recuperação e conservação de 275,8 quilômetros de rodovias na R3.

Veja os trechos que serão contemplados:

R3 tabela

Contratos de apoio técnico e projetos

Serão necessários R$ 1,4 milhão para elaboração e readequação de três projetos executivos na R3. São 58 quilômetros de acessos municipais em Monte Alegre dos Campos, Pinhal da Serra e União da Serra.

Convênios

O plano de obras prevê o investimento de cerca de R$ 13,2 milhões para o pagamento de convênios nos municípios de Bento Gonçalves, Guaporé, Monte Belo do Sul, São Valentim do Sul e Santa Tereza.

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