Vila Flores celebra 33 anos de emancipação

Conhecida como Terra da Fé, Pão e Vinho, a cidade possui 3.396 habitantes e é amplamente conhecida pelas belezas naturais, religiosidade e potencial turístico

Há 33 anos emancipava-se a cidade de Vila Flores. Distrito de Veranópolis, o município tornou-se independente no dia 12 de maio de 1988. Conhecida como Terra da Fé, Pão e Vinho, possui 3.396 habitantes e é amplamente reconhecida pelas belezas naturais, religiosidade e potencial turístico. Contudo, como a cidade chegou a sua configuração atual? A reportagem da Studio organizou um resumo sobre a história do município, veja:

Da colonização ao distrito

Após a constituição da Colônia de Alfredo Chaves, por volta de 1884, surgiu a capela de Santo Antônio de Pádua com a construção de algumas casas. A posição intermediária entre Alfredo Chaves (Veranópolis) e Capoeiras (Nova Prata), permitiu que se tornasse  um local de descanso para pouso  e refeição de  carreteiros que ali passavam. Esse local com o tempo passou a denominar-se Pinheiro Seco, devido ao fato de um pinheiro resistir as labaredas provocadas pelas queimadas para o plantio de milho.

Em 1898 a Colônia Alfredo Chaves (Veranópolis), desmembrou-se de Lagoa Vermelha e é elevada a categoria de município, abrangendo monte Vêneto (Cotiporã), Bela vista (Fagundes Varela), Pinheiro Seco (Vila Flores) e Capoeira (Nova Prata). Em 1920 Pinheiro Seco passa a denominar-se Vila Flores, em homenagem a família Fiori, uma das primeiras famílias que ali se estabeleceram. Na década de 1950, sob a administração municipal de Fabiano Reske, Vila Flores é elevada a categoria de 4º distrito do município de Veranópolis, atavés da Resolução nº 217de 1951.

A emancipação

A idéia de emancipar Vila Flores, surgiu quando alguns líderes vislumbraram a possibilidade de emancipar o então distrito. A população reuniu-se na sede do Clube Gaúcho e elegeu a Comissão Emancipacionista. Em tempo recorde, 72 horas, a comissão havia levantado todos os dados e  organizado os documentos exigidos para solicitar junto à Assembleia Legislativa a credenciação.

A partir daí foi organizada a consulta Plebiscitária que aconteceu no dia 10 de abril de 1988, com os seguintes resultados: SIM – 1052 e NÃO – 364 votos. Perante este resultado, o Juiz Eleitoral Dr. Arlindo Scotá, proclamou vencedora a manifestação popular e no dia 12 de maio de 1988 foi oficializada a criação do município de Vila Flores.

No dia 17 de julho de 1988, foi realizada uma consulta popular, através de voto secreto, onde cada eleitor apontaria um cidadão da comunidade, onde que o mais votado seria o prefeito e o segundo mais votado viria a ser o Vice-Prefeito.

Após a apuração dos votos, Zélia Brandalise Fiori foi eleita prefeita e o Antônio Costella eleito vice-prefeito, onde assumiram a administração do município em 1º de janeiro de 1989 a 1992.

Vila Flores hoje e amanhã

A cidade está em desenvolvimento. Desenvolvimento no turismo e nos demais setores do município são tendências para os próximos anos. Assunto foi debatido em entrevista na Studio, veja:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.