Nova remessa não será suficiente para imunizar todos idosos que aguardam a 2ª dose na microrregião

Município de Veranópolis, Vila Flores e Fagundes Varela ainda precisarão de mais doses para a completar a vacinação que está em atraso

A microrregião de Veranópolis, que é composta por Fagundes Varela, Vila Flores e Cotiporã receberá, ao total, 800 novas doses da vacina contra a covid-19, da Coronavac, que fazem parte da 20ª remessa disponibilizada pelo governo do RS às coordenadorias regionais. Os imunizantes serão usados, em sua integralidade, para vacinar pessoas que estão com a segunda dose em atraso.

Diferentemente do pontuado pelo governo estadual, que afirmou enviar doses necessárias para completar os esquemas vacinas de todo o RS, o quantitativo que chegará nesta quinta-feira (20), nas cidades, não será suficiente para suprir a demanda reprimida por conta da entrega insuficiente de imunizantes que ocorreu nas últimas semanas.

Neste momento, cerca de 938 pessoas da microrregião, com idade entre 64 e 66 anos, aguardam para completar seu esquema vacinal. A doses vindas, não serão suficientes para Veranópolis (faltarão cerca de 120 vacinas), Fagundes Varela (faltarão cerca de 35 imunizantes) e Vila Flores (faltarão cerca de cinco doses). Cotiporã, em contrapartida, conseguirá vacinar todos que estão em atraso.

CidadeNº total de doses recebidasNº total de doses necessárias
Vila Flores8085
Cotiporã11088
Fagundes Varela3065
Veranópolis580cerca de 650 a 700
Levantamento Studio | Dados das Secretarias de Saúde dos município e da 5ª CRS

A falta de imunizantes começou a ocorrer por volta do dia 20 de abril e desde então seguiu sendo uma problemática para as Secretarias de Saúde, que dependem do envio por parte do Ministério da Saúde.

Diante do contexto, a eficiência do esquema vacinal é colocada em questão. A vigilância epidemiológica da cidade, porém, afirma que apesar do ideal ser a realização da aplicação da segunda dose após 28 dias da primeira, as recomendações do Estado apontam a possibilidade de disponibilização a qualquer momento, sem prejuízos de imunização.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.