Notícias

Não haverá alteração nos regramentos já estabelecidos na microrregião, neste final de semana

Mudanças nos protocolos serão discutidas e informadas na próxima segunda-feira

Na tarde desta sexta-feira, dia 14 de maio, o Governo do Rio Grande do Sul realizou o anúncio do novo sistema de monitoramento da pandemia. Apesar da indicação do Estado ser de que os regramentos delimitados pelo novo modelo comecem a ser aplicados já neste sábado, dia 15, em Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores e Veranópolis, mudanças nos protocolos, bem como, nos decretos municipais, só irão ocorrer na próxima semana.

Assim, neste final de semana (15 e 16) os regramentos já estabelecidos seguirão vigorando nas cidades, sem alteração. Na próxima segunda-feira (17), a partir de diálogos com municípios da região e a montagem do plano de combate a pandemia da Serra Gaúcha, os novos protocolos serão divulgados e começarão a vigorar nas cidades.

De forma unânime os prefeitos afirmam que será necessário analisar de forma cautelar os regramentos e estabelecer um diálogo com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) para estabelecer os protocolos. Segundo informações apuradas pela Studio, será decidida, nesta noite, a data para a reunião entre os prefeitos da macrorregião, por parte da entidade. Após esse encontro, serão definidos os regramentos específicos da localidade. Se aprovado pelo governo estadual, o plano da Serra Gaúcha entrará em vigor, caso contrário, a localidade deverá seguir os regramentos do Estado.

Segundo projeções realizadas pelo prefeito Waldemar de Carli, gestor do maior município da microrregião, não deverá haver novas restrições, mas, sim, maiores flexibilizações. Entre os principais aspectos que estarão em pauta na discussão entre as cidades está o retorno das atividades em quadras esportivas e a volta dos campeonatos.

Surgindo como substituição ao distanciamento controlado, o novo modelo delimitado pelo governo do RS garante maior autonomia para regiões e municípios. A partir de consenso entre 2/3 de uma macrorregião, regramentos divergentes dos delimitados pelo Estado poderão ser seguidos. Assim, antes de serem definidos os protocolos seguidos por cada localidade, o diálogo intermunicipal será necessário.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios