Fagundes Varela é considerado município infestado pelo mosquito Aedes aegypti

Neste mês de abril, o setor de Vigilância Sanitária de Fagundes Varela recebeu um ofício da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde informando que o município passa a ser considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti, em razão de diversas análises positivas para larvas e pupas do mesmo.

De acordo com o Informativo Epidemiológico de Arboviroses – Semana 16, dos 49 municípios pertencentes a esta coordenadoria, 30 são considerados infestados.

Destaca-se que a transmissão da dengue, da chikungunya e zika ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

As Agentes Comunitárias de Saúde darão sequência as atividades de prevenção e combate ao Aedes aegypti. Além disso, o município passará a contar com um Agente de Combate a Endemias a partir da próxima semana, o qual será fundamental neste monitoramento e no desenvolvimento de atividades de vigilância em saúde.

Precisa-se da ajuda de toda a população no combate ao mosquito:
– Tampe caixas d’água, toneis e latões
– Mantenha limpos os bebedouros de animais
– Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo
– Guarde pneus sob abrigos
– Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas
– Mantenha a piscina tratada durante todo o ano
– Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.