Em Veranópolis, Hora do Conto busca formar novos leitores

Com a pandemia, o projeto foi para o meio digital e seguiu alcançando esse objetivo

A leitura transforma a vida das pessoas, porque estimula o pensamento crítico e auxilia no desenvolvimento cognitivo. Para formar indivíduos que leem, por sua vez, o hábito da leitura deve ser consolidado desde a infância. Nesse contexto, a Hora do Conto possui um papel essencial, pois ensina para as crianças que ler é viajar em um mundo cativante e divertido. Promover essa atividade, porém, não é uma tarefa fácil e demanda energia, estudo e técnica por parte das contadoras de histórias.

Em Veranópolis, a Biblioteca Pública Mansueto Bernardi, por meio das bibliotecárias, promovia, antes da pandemia, uma série de atividades com alunos das escolas do município. A partir da demanda dos educandários ou pelo convite da própria biblioteca, encontros presenciais, cheios de fantasias, criatividade e interação, faziam os pequenos viajarem pelo mundo da leitura.

As profissionais da biblioteca se direcionavam às escolas ou os alunos se dirigiam até as instalações do acervo. Independente do local, o empenho, técnica – desenvolvida pelas contadoras por meio de estudo – e aprendizado eram os mesmos, carregados de encanto e emoção.

Com a pandemia e a distância física, esse projeto foi comprometido. Sob o princípio de resiliência, porém, a biblioteca realizou, em alguns momentos, vídeos de Hora do Conto, veiculados nas redes sociais da instituição. De uma forma ou outra, à distância ou de forma física, a ludicidade, aprendizado e diversão sempre marcam essa ação, que é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Um dos vídeos de Hora do Conto publicados no Facebook da biblioteca | Foto: redes sociais

Como consequência, além do aprendizado por parte dos alunos, está o sentimento de dever cumprido das contadoras. Segundo a bibliotecária Sandra Benedetti, é com muito carinho que ela e as demais colegas recebem mensagens de pessoas já adultas afirmando que graças a esses momentos de interação, o hábito da leitura foi desenvolvido. O trabalho dessas profissionais, assim, é o de plantar a “semente” do saber, da curiosidade e da criatividade, a qual será cultivada e desenvolvida ao longo de toda a vida do jovem.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.