Volta às aulas em Nova Prata: retorno ocorrerá com ensino híbrido e presencial

Cada uma das redes de ensino organizou-se de uma forma particular

Em meio a um cenário ainda atípico, a volta às aulas em Nova Prata irá acontecer em 2021. O ano letivo de 2020, que acabou entre os meses de dezembro e janeiro, ficará próximo do início das atividades de 2021, que data para fevereiro e março. Com o objetivo de um retorno presencial seguro, as escolas da cidade adotarão o modelo híbrido e/ou volta presencial integral.

Rede municipal

A rede municipal de Nova Prata possui seis escolas de educação infantil e seis educandários de ensino fundamental, totalizando 12 instituições. O final do ano letivo de 2020 foi em 30 de dezembro.

Segundo informações da Secretaria de Educação, o retorno está previsto para as EMEI’s (educação infantil) no dia 1º de fevereiro e para as EMEF’s (ensino fundamental) no dia 22 do mesmo mês.

Em relação a educação infantil, o retorno será integralmente presencial, em que metade de cada turma frequenta o turno da manhã e a outra metade, o turno da tarde. Já para os maiores, haverá o modelo híbrido: cada turma será dividida em dois grupos, em que em uma semana, uma turma vai para a escola e na outra realiza ensino remoto.

Para essa constatação, uma conversa próxima com os pais foi realizada. Esse diálogo foi travado, principalmente, com as famílias da educação infantil.

Rede privada

Na cidade, há apenas uma instituição de ensino privado: o Colégio Aparecida. A escola está desde setembro de 2020 realizando o retorno presencial das atividades, com necessidade de readaptações e cuidados. Assim, neste momento, o educandário apresenta-se pronto para um retorno integral.

No próximo dia 1º de fevereiro, 40 alunos da educação infantil, 1º, 2º e 3º ano, que se encaixam na modalidade integral, retornarão para a escola. Os demais (creche, fundamental e médio) voltarão no dia 18 do mesmo mês, com retorno, também, presencial. Higienização, distanciamento e organização dos alunos estão sendo providências tomadas pela escola, afirma a diretora.

Rede estadual

Há quatro educandários estaduais na cidade: a Escola Estadual Onze de Agosto, Escola Estadual Tiradentes, Escola André Carbonera e Escola Reinaldo Cherubini. O ano letivo de 2020 encerra-se nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro nessas instituições e, posteriormente, todo o mês de fevereiro será destinado à férias, sem atendimento presencial.

Em relação a retomada, para o fundamental, a volta prevista em todos os colégios data para 08 de março e o ensino médio, para 15 do mesmo mês. A volta será de forma híbrida, em que metade das turmas irá em uma semana para a aula e a outra metade, na semana seguinte. Os que permanecem em casa mantém o vínculo por meio do ensino on-line.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.