Volta às aulas: escolas públicas municipais de Veranópolis retomam atividades em fevereiro

Em meio a um cenário ainda atípico, a volta às aulas presenciais em Veranópolis irá acontecer no ano de 2021. O ano letivo de 2020, que acabou na maioria dos educandários apenas em janeiro deste ano, ficará bastante próximo do início das atividades de 2021, que data para o mês de fevereiro. Cada instituição de ensino, porém, está adotando medidas singulares, as quais condizem com a realidade da escola.

De forma geral, as datas de volta estão em torno de 08 e 22 de fevereiro e o objetivo é um retorno integral ou o mais próximo da integralidade possível no que diz respeito a aulas presenciais. A reportagem da Studio conversou com responsáveis do ensino público e privado da Terra da Longevidade, para compreender como cada setor está se preparando. A série “volta às aulas” possui três capítulos e a primeira matéria da conta das escolas públicas municipais.

Escolas Públicas Municipais: duas opções de retorno

O ensino público municipal preparou dois planos de retorno às aulas. Em ambas as possibilidades a volta acontecerá no dia 08 de fevereiro para a educação infantil e 22 de fevereiro para o ensino fundamental. Ambos os planejamentos são previsões, que podem ser alteradas dependendo do contexto da pandemia.

Plano 1: cenário com menos restrições

Caso Veranópolis siga em bandeira vermelha ou laranja, um retorno com enfoque no presencial está sendo traçado. O plano é que a educação infantil retorne integralmente, com separação de alunos por salas, para obedecer o distanciamento. A disponibilidade de transporte será restrita, apenas para alunos acima de quatro e cinco anos, por conta da aglomeração que pode ser causada dentro dos ônibus e a dificuldade de seguir os protocolos com os mais pequenos dentro do veículo.

Em relação ao ensino fundamental, a previsão é de que haja ensino presencial integral, dividindo alunos por grupos e salas. Aos educandários que não conseguirem acomodar todos os alunos com segurança, ensino híbrido será aplicado a algumas turmas.

Não haverá turno integral, por conta da disponibilidade de salas. Além disso, haverá entrega de merenda, mas a sistemática do lanche irá variar de escola para a escola. Todo o processo de intervalo irá ser feito de forma escalonada, para evitar aglomerações.

De forma geral, essas são as regras apontadas pela Secretaria de Educação, entretanto, cada escola irá adaptá-las ao seu contexto. Todas as salas de aula dos educandários foram medidas, a fim de cada coordenação poder aplicar os regramentos de forma segura e específica para seu contexto.

Plano 2: cenário de maiores restrições

Caso Veranópolis seja classificada em bandeira preta ou ocorra suspensões parciais das aulas por decreto estadual, outro planejamento está organizado. Nele os alunos de educação infantil de 0 a 2 anos estarão mantendo o vínculo com os professores de forma on-line, apenas. Já para o maternal e jardim, haverá atendimento presencial, mas mediante Termo de Responsabilidade assinado pelos pais de cada criança.

No ensino fundamental, há também restrições. Os jardins terão rodízio de aulas presenciais. Do 1º ao 4º ano serão realizadas aulas presenciais mediante autorização dos pais e do 5º ao 9º ano ensino híbrido, com entrega de atividades a cada 15 dias e uso de plataformas digitais já familiarizadas pelos alunos em 2020.

Em ambos os cenários, há ainda possibilidade de mudança. Segundo a Secretária de Educação, Izabel Cristina Durli Menin, os planos são uma previsão e podem ser alterados caso haja avanço na pandemia. EPI’s foram adquiridos pelo Poder Público Municipal e já estão em posse das escolas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.