Cotiporã define membros do Conselho Municipal de Saúde
Nesta semana, o município de Cotiporã definiu, através de reunião, os novos membros do CMS – Conselho Municipal de Saúde. O ato contou com a presença da Vice-Prefeita Lenita Zanovello Tomazi, Secretária de Saúde e Assistência Social, Rozeli Frizon, Coordenadora do Departamento de Saúde, Aricele de Villa, demais profissionais da saúde e representantes das entidades municipais.
O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde – SUS, que atua na formulação e proposição de estratégias, controle da execução das Políticas de Saúde, bem como dos aspectos econômicos e financeiros. De forma voluntária, os representantes do Conselho serão responsáveis por analisar e aprovar o Plano Municipal de Saúde e o Relatório Anual de Gestão, atender as demandas da população e informar sobre as atividades realizadas.
Através de votação presencial, foram definidos os novos representantes do CMS e a Mesa Diretora que estará à frente do Conselho no exercício de 2021:
Representantes das Entidades Municipais:
Mércia Maria Pessin Fugalli – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Maria Lúcia Lunardi – Clube de Mães
Paulo Pitol – Lions Clube de Cotiporã
Adriana Bortoncello Paludo – Liga de Combate ao Câncer
Aricele de Villa – Gestão em Saúde
Charline Lovizon e Ketlen Antoniolli – Trabalhadores da Saúde
Jéssica Zalamena – EMATER
Mesa Diretora:
Presidente do Conselho: Ketlen Antonioli
Vice-Presidente: Paulo Pitol
1º Secretária: Aricele de Villa
2º Secretária: Charline Lovizon
A Vice-Prefeita Lenita Zanovello Tomazi agradeceu pela oportunidade de participar da eleição e ressaltou a importância do Conselho para garantir uma saúde de qualidade no município, ouvindo as demandas da população e contando com a participação das entidades na definição e execução das estratégias em saúde. Em nome do Prefeito Ivelton Zardo, parabenizou os antigos membros do Conselho pelo trabalho realizado e desejou sucesso aos novos representantes, colocando a Administração Municipal à disposição.