Volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Nova Prata

A Secretaria Municipal de Educação (SME) estabeleceu cronograma de volta às aulas presenciais nas seis escolas de Ensino Fundamental, sendo o retorno dia 28 de outubro para os Ano Finais e 12 de novembro para Ano Iniciais e Pré-escola.

Para que isso seja possível, estão ocorrendo ações como formação dos profissionais da educação, adequação dos espaços físicos e reorganização do quadro de recursos humanos. Além disso, todas as escolas elaboraram seu plano de contingência que foi aprovado pelo Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus e a Vigilância Sanitária está realizando visitas para orientação e inspeção, que resultará na emissão do Alvará Sanitário provisório, para a reabertura das Escolas, conforme informações da Secretaria Municipal de Educação.

Quando será

O retorno às aulas presenciais segue a organização de acordo com o  cronograma:

– Dia 20 de outubro – terça-feira: reunião com todas as direções;

– Dia 21 de outubro: realização dos exames para Covid-19 para todos os profissionais da área da educação;

– Dias 22 e 27 de outubro: formação para Profissionais da Educação sobre cuidados para a prevenção com a Secretaria de Saúde;

– Dia 26 de outubro: retorno dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental às escolas;

– Dia 28 de outubro: retorno dos alunos que optaram pela aula presencial, os demais permanecem com aulas remotas;

– Dia 09 de novembro: retorno dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pré-escola;

– Dia 12 de novembro: retorno dos alunos que optaram pela aula presencial, os demais permanecem com aulas remotas;

Segundo a SME, a pesquisa apontou que o retorno presencial seria de 33% no geral, porém, em algumas escolas este percentual já aumentou.

Quem volta

O retorno ou a permanência em atividades remotas é uma opção das famílias ou responsáveis dos alunos e acontecerá mediante a autorização por escrito, entregue na Escola, de acordo com a organização de cada uma.  Poderá haver retorno a qualquer tempo mediante o termo de ciência assinado pelos pais.

Como será

A organização semanal será de quatro dias de atividades presenciais e um dia de atividades remotas. Neste dia em que os alunos estarão em casa, os professores estarão na Escola para organizar atividades e atender pais e alunos que estão em atividades remotas, mas que precisam de alguma orientação e entregar e receber material impresso.

Merenda e transporte

Os dois serviços serão oferecidos seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde.

Compromisso dos pais

Os pais assinam um termo de ciência tanto para o aluno retornar às salas de aula quanto para permanecer em atividades remotas e, neste caso, se comprometem ao acompanhamento da aprendizagem e a realização de tarefas.

Compromisso do Município

Adriana ressalta que as escolas somente obtêm o Alvará Sanitário se atenderem a todos os protocolos da Portaria 608/2020 da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e que preencherem no site da SES uma Auto Declaração de Conformidade Sanitária. O Município já distribuiu às escolas todos os Equipamento de Proteção Individual (EPIs)

Orientações

A SME elaborou e imprimiu cartilhas distintas para profissionais da área da educação, pais e alunos, as quais orientam quanto aos cuidados e prevenção ao COVID-19 e solicita à Comunidade escolar que siga a todas as orientações da Escola, porque todos somos responsáveis pela nossa saúde.

Atenciosamente

Arte: Cassiano Miglia Vacca/SME

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.