Os desafios das aulas remotas para crianças em fase de alfabetização

No último dia 08 de setembro celebrou-se o dia mundial da alfabetização, que possui como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial. Em 2020, entretanto, essa data se passa em meio a pandemia de coronavírus, a qual retirou as crianças das escolas desde março. Essa situação dificulta fortemente o processo de alfabetização, que está acontecendo de forma remota.

A coordenadora de aprendizagem dos anos iniciais de Veranópolis, Raquel Ferronato Zuchinali, ressalta a dificuldade de fazer a alfabetização a distância.

– a alfabetização exige muito do contato com o professor, da ludicidade, da interatividade, dessa construção – afirmou, elucidando como é o processo e as dificuldades em ensinar neste momento de pandemia.

Por conta disso, ela ressalta o trabalho que está sendo feito pelos professores, de grande esforço para manter o vínculo e a aprendizagem, mas frisa que muita coisa relacionada a alfabetização só poderá ser ensinada quando o retorno for possível. Para explicar esta última questão, Raquel usa o exemplo da aprendizagem da letra cursiva, que se feita de forma incorreta, pode acarretar em problemas durante toda a vida escolar do aluno, sendo necessário ser feito o ensino quando possível. Assim, é mais prudente esperar a volta presencial para esse processo.

– calma, tudo a seu tempo, é melhor esperar do que depois ficar correndo atrás do prejuízo no sentido de criar problemas – completou.

Durante esse período em que as crianças estão prejudicadas neste sentido, podem os pais auxiliar com o letramento social, deixando esses jovens em contatos com livros, observando placas de rua, ouvindo histórias, para que essa introdução no mundo da leitura seja feito.

Mesmo que não seja possível mensurar os danos que esse período deverá gerar, é importante, na medida do possível, mitigar os problemas com os mecanismos disponíveis. No próximo ano, as lacunas serão preenchidas com a volta às salas de aula.

Veja a entrevista sobre o tema e confira mais detalhes do assunto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.