Veranópolis em imagens: neste dia da fotografia passeie pelo município sem sair de casa

Foi no dia 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou ao mundo o Daguerreótipo, a primeira câmera fotográfica funcional do mundo. A partir disso, foi instituído o dia mundial da fotografia.

Em tempos de pandemia e isolamento, não podemos mais sair e visitar os lugares como antes, por uma questão de saúde pública. Assim sendo, é em meio a esse cenário que o dia da fotografia será celebrado em 2020. Mesmo que o momento atípico seja difícil, ele serve para relembrarmos e reforçarmos a importância das imagens e seu verdadeiro significado: a representação fidedigna da realidade.

Diante dessa premissa, para a comunidade poder passear pelas belezas da Terra da Longevidade sem sair de casa, a Studio organizou alguns registros, tirados em meio a esse período em que Veranópolis está mais florida. Além disso, relembramos a riqueza dos dias cinzas, retratados pelo fotógrafo Ton Müller.

Casa Saretta

Patrimônio histórico, a Casa Saretta foi construída por Erasmo e Domênico Saretta, imigrantes italianos chegados ao Brasil em 1886. Inicialmente localizava-se na principal avenida de Veranópolis, Av. Osvaldo Aranha, próximo ao Arco Sul (construídos apenas em 1958) , servindo como residência da família. Abrigava também a coletoria federal e os correios e telégrafos da localidade.

Entre os anos de 1906 e 1907, Domênico construiu uma nova casa de dois pavimentos, totalmente em madeira, em forma de chalé, com lambrequins e telhas de madeira conhecidas como “scandole”, típicas da arquitetura de imigração italiana e polonesa. Esta é a que está de portas abertas para visitação às margens da Rodovia BR 470. Mais tarde a coletoria e os correios foram transferidos para outro prédio. A casa pertenceu à família Saretta até 1980. 

Praça XV de Novembro

Localizada no Centro da cidade, tem em seu ponto central a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Serve como espaço de lazer e fé para a comunidade.

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Construída em estilo neogótico, foi finalizada em 1933, em substituição à Igreja Imperial construída no século XVIII. A igreja atual foi construída em cruz e sua entrada está voltada para o leste, mesma formação da abertura das primeiras ruas do município. São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude e de Veranópolis, é celebrado em 21 de junho.

Portal Monumento Veranópolis

Marco de entrada de Veranópolis, homenageia os 125 anos da Colonização Italiana no RS quando inaugurado em 2000.

No alto de um dos seus braços, pode-se ver a representação das três gerações da família de imigrantes italianos, e no outro, a maçã, mostrando o pioneirismo do plantio da fruta no Brasil.

Arcos de Acesso

Os arcos foram erguidos ao sul e ao norte da Avenida Osvaldo Aranha. Eles demarcavam os limites da cidade na década de 1950. Nos Arcos está escrito “Bem vindo amigo” para quem chega a Veranópolis e “Feliz viagem amigo”, para quem está saindo da cidade.

Com a ampliação do município e ocupação dos espaços urbanos, os arcos não estão mais demarcando os limites da cidade, mas se encontram na região central e simbolizam a prosperidade e longevidade dos Veranenses. Os arcos são tombados por fazerem parte do patrimônio histórico-cultura da cidade.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Em outubro de 1905, nuvens intermediárias de gafanhotos invadiram as colônias, arrasando completamente as lavouras. O então Vigário, Frei Fidélis de Lamotte Servolise, aproveitou a ocasião para propor ao povo a exceção de um sonho seu, erigir uma gruta em louvor a Nossa Senhora de Lourdes, a qual foi aceita.

As flores: um afago para os dias difíceis

Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem. As cores vibrantes do gênero Tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.