Pesquisa estima que 3,6% da população de Bento Gonçalves já desenvolveu anticorpos para Covid-19

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira, 03, os números da primeira etapa do estudo, que tem por objetivo traçar, com base em dados do Município, um perfil epidemiológico do Coronavírus (COVID-19). Intitulado “Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves”, o levantamento foi realizado nos dias 30 de maio e 02 de junho, com cerca de 250 testados, trabalhadores do comércio, supermercados, turismo, entre outros que tem contato direto no atendimento populacional.

O objetivo foi avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital.

Dos 250 testes realizados 09 apresentaram confirmação da doença, seja com IgG, IgM ou IgG e IgM, o que aponta, que 3,6% da população já desenvolveu anticorpos para Covid-19. Destes 04 já estavam com anticorpos da doença (IgG), e 05 ainda com o vírus (IgM).

Cerca de 05 equipes da Prefeitura visitaram os estabelecimentos definidos previamente pelas entidades setoriais. Durante a visita, foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar se os funcionários apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como informações sobre saúde, idade, entre outros dados.

Após isso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida coletando uma amostra de sangue. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, são tabulados e analisados com auxílio de algoritmos e apresentados, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus. Pacientes que testaram positivo para a doença recebem acompanhamento especial.

O Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira avaliou como positivo o resultado do estudo. “Com os dados poderemos entender melhor quais os setores que precisam políticas diferenciadas ou maior atenção. Conforme o estudo, hoje, temos cerca de 4 mil pessoas que já tiveram contato com a doença. O que fica dentro do nosso monitoramento realizado”, destaca.

“Com estes dados nas mãos poderemos ter mais embasamento para nossas ações e a segurança para nossa população. E assim, entramos em uma nova fase do nosso planejamento de ações contra disseminação da doença”, ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.