Obra de proteção de nascente será feita próxima a Bica do Retiro

Nesta segunda-feira (01), o Fiscal Sanitário Renato Frison, falou sobre o trabalho da Vigilância Sanitária de Veranópolis, em entrevista à Studio.

Programa Vigiagua: qual o motivo da água ter sido examinada?

O principal tema foi a interdição que ocorreu na última semana, da Bica de água do Retiro, localizada ao lado da ponte velha do Arroio Retiro, na Comunidade de Santa Bárbara. Sobre isso, Renato afirmou que é parte de um trabalho realizado pelo programa Vigiagua, aplicado no município, porém, organizado pelo Ministério da Saúde.

O programa consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água. A inspeção é feita a cada dois meses, em diversos pontos, entre eles, a Bica. A interdição foi realizada após os resultados da examinação da água terem sido positivas para os coliformes totais.

Fatores que contaminaram a água

Os motivos para a contaminação não estão totalmente reconhecidas. As hipóteses que são apontadas é possível queda de árvore, raízes, desmoronamento de barreiras próximas ou fezes de animais silvestres. A mata que fica ao redor da nascente, por ser nativa, não deveria apresentar nenhum tipo de contaminação para o líquido.

O que fazer diante deste cenário: obras estão sendo planejadas para restaurar a potabilidade da água

O Poder Público Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, estará realizando uma obra de proteção de nascente, esta que fica na parte de cima da bica.

Será necessário entrar com uma máquina no local, verificar onde está a nascente e, a partir disso, poder realizar a proteção com pedras ou outros materiais necessários. Esta etapa final apenas poderá ser definida após um olhar técnico sobre o local.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.