Nesta semana do meio ambiente entenda a diferença entre árvores nativas e exóticas

Nesta semana comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, o qual possui por objetivo o desenvolvimento da conscientização sobre a importância do uso correto e moderado dos recursos naturais.

Em relação a data, entenda a diferença entre as árvores nativas e as exóticas e qual é a mais indicada para ser plantada.

A Espécie Nativa refere-se a planta que é natural, originária da região em que vive, ou seja, que cresce dentro dos seus limites naturais incluindo a sua área potencial de dispersão. Este tipo possui uma série de benefícios: o alimento é exatamente os que os animais nativos precisam; fazem parte de uma determinada floresta onde uma espécie ajuda a outra, de diversas formas; dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada praga da região; muito indicadas em plantios orgânicos, que desejam não utilizar agrotóxicos; a relação entre os nutrientes disponíveis, e os nutrientes necessários para a árvore, é harmoniosa; são as árvores nativas que os pássaros nativos procuram para fazer seus ninhos.

Já a Espécie Exótica ou Introduzida diz respeito a árvore que se estabelece para além da sua área de distribuição natural, que nasce em outro local por ter sido transportada e introduzida intencional ou acidentalmente pelo homem.

Porque não plantar árvores exóticas? Por não terem predadores naturais, essas espécies podem se multiplicar sem controle, tornando-se assim uma praga; por não terem uma boa relação com a floresta nativa, podem competir desigualmente pelo espaço, chegando até matar as espécies nativas; a proliferação pode ser descontrolada; algumas espécies exóticas tem as raízes muito bem preparadas para absorver toda a água que conseguirem.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.