Prefeito de Veranópolis atualiza informações sobre o enfrentamento ao Coronavírus no município

Nesta sexta-feira (15), o Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli atualizou informações sobre o Coronavírus no município, em entrevista à Studio.

Casos no município

Na oportunidade o Chefe do Executivo Veranense afirmou que há dois novos casos suspeitos de COVID -19, saiba mais detalhes clicando aqui.

Sobre isso, o prefeito afirma que a contaminação no município está baixa, isto porque, dos cinco casos, três são referentes a caminhoneiros, mostrando que é majoritariamente importado. Junto a isso, De Carli ressaltou que todos os profissionais que estão realizando estas viagens que perpassa por diferentes estados, devem assim que chegar em Veranópolis, dirigir-se a unidade sentinela ou ao hospital, para que seja checado se não está portando o vírus. Esta orientação deve ser seguida mesmo que o indivíduo esteja assintomático.

O prefeito reforçou, na conversa, a importância da colaboração da comunidade, para que não seja necessário retroceder. Sobre isso, elogiou a maioria da população, esta que está cada vez mais criando o hábito do uso da máscara, porém, ele afirma que está ainda sendo muito pecado nas chamadas aglomerações de final de semana. Para solucionar isso, reiterou que medidas mais severas estão sendo tomadas, como interdições em locais que estão gerando aglomerações.

Os testes

Sobre os testes, o Chefe do Executivo falou sobre um novo protocolo de aplicação. Este prevê que quando um paciente chega até a unidade de saúde, aguarda-se de 48h a 72h desde que começou os sintomas e observa-se a evolução dos sintomas dele. Caso o quadro agrave-se o teste é aplicado, caso contrário há apenas aindicação de isolamento domiciliar.

Quando um teste resulta positivo, após o cuidado com o paciente, passa-se a entrar em contato com quem esta pessoa teve contato e é organizado o isolamento dos mesmos. Estão sendo priorizados, para testagem, os sintomáticos gripais, principalmente idosos, profissionais de saúde e de segurança.

Decreto do Governador do Estado

Waldemar analisa o decreto do Governador Eduardo Leite, de distanciamento controlado, como ótimo, porém de difícil aplicação.

Em Veranópolis, houve mudanças por conta deste decreto. Um exemplo é o buffet, o qual teve que recuar no atendimento, ou seja, a pessoa não pode servir-se. Já que o prato feito não deu certo no município, um funcionário está montando o prato do cliente. Quanto ao esporte e suas práticas ainda estão suspensas e as práticas que estão liberadas necessitam contar com um bom senso por parte dos clubes e população.

Preocupação com a economia

Uma grande preocupação do Poder Público Municipal é com a economia. Segundo Waldemar é necessário que haja um equilíbrio entre ambos, pois são questões interligadas. Por conta disso, flexibilizações e reabertura de comércios foram feitos para mitigar os efeitos da crise.

Quanto a este tipo de flexibilização e distanciamento que está sendo organizado e adotado pelo município, ele vê como algo que está funcionando bem, ressaltando que está sendo positivo para a economia, ao mesmo tempo que está controlando a questão da disseminação do vírus. De Carli reiterou, também, que não há como ignorar que alguns setores estejam sendo mais penalizados.

Waldemar relembrou, também, que, os cofres públicos também sentirão bastante toda esta crise. Até o momento as contas manteram-se equilibradas, fato que se deve a uma grande arrecadação de ICM nos primeiros meses do ano.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.