Os principais desafios do ensino à distância

Nesta quinta-feira (14), a Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UCS, Susana Neumann, realizou esclarecimentos sobre os desafios da educação à distância, em entrevista à Studio.

Basicamente, as plataformas EAD dizem respeito ao uso da internet para que a educação e a interação aluno/professor seja realizada. A presença física pode ocorrer em algum momento, porém, esta questão varia em cada instituição.

No tocante as estratégias de ensino, esta deve ser fortemente pensada, para que de diferentes formas os docentes possam fazer com que os alunos aprendam. Tudo isso depende, também, dos materiais disponíveis por cada instituição, para que este trabalho seja facilitado. Alguns exemplos são aulas síncronas, atividades em grupo, entre outras estratégias que possa atenuar a interação e consequentemente o aprendizado.

Um dos pontos de vista que se pode avaliar o EAD é pelo dos alunos estes que possuem uma imagem, muitas vezes negativas por parte dos discentes. Entretanto, Susana ressalta que se enganam os discentes que possuem estes pensamentos de que é mais fácil esta modalidade, pois, na verdade há cobrança e exige uma grande proatividade de cada um. Além disso, há pontos positivos que também são observados por alguns discentes, entre elas a questão de haver a facilidade de poder estudar quando acreditar ser mais conveniente, além da segurança por não precisar sair de casa.

Uma das grandes barreiras do EAD é que necessita de muita infraestrutura, desde uma internet de qualidade, até um computador. Estas questões que acabam por dificultar e fazer com que esta modalidade não consiga chegar a todas as pessoas, resultando na desistência muitas vezes dos cursos, além de não possibilitar que todos tenham acesso a este conteúdo.

A dificuldade estende-se também para os professores, estes que possuem diversos obstáculos para organizar uma aula à distância. Isto ocorre, por que, é necessário mais tempo para que a aula seja organizada, por conta das tecnologias. Estas devem ser entendidas pelo docente para que o conteúdo seja traduzido para as diferentes plataformas e chegue efetivamente até os alunos.

Por fim, Susana reiterou a importância de todas as instituições de ensino se adaptarem as novas tecnologias e possam voltar-se a este tipo de modalidade que cresce cada vez mais na sociedade.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.