Chuvas da última semana auxiliaram agricultores, porém, a precipitação ainda não foi suficiente

Nesta quarta-feira (27), o Gerente da Unidade da Corsan de Veranópolis, Cláudio Ferreto e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Ana Amantéa Trintinaglia, falaram sobre a situação da estiagem em Veranópolis após as chuvas que ocorreram na última semana, em entrevista à Studio.

A agricultura comemorou a chuva. Ana afirmou que para aqueles que estavam semeando as pastagens, elas foram germinadas pela chuva, questão que serve de alimento para o gado leiteiro. Estas pastagens são extremamente importantes, isto porque, a silagem neste ano teve poucos nutrientes por conta do milho que foi fortemente atingido.

Quanto aos citrus, estes tiveram bastante perda, questão que não tem como ser recuperada. Entretanto, as mais tardias ainda podem ser salvas, porém, precisam de ainda mais chuvas.

Na agricultura diversas reclamações estão chegando até o sindicato, principalmente pedidos de ajuda por não possuírem fontes. O apoio da prefeitura, afirmou Ana, está presente e o auxílio como limpeza de açudes está sendo feito. Neste trabalho, máquinas foram cedidas pelo Poder Público Municipal.

A Presidente afirmou que planejamentos estão sendo feitos para o futuro, entre eles: construção de cisternas e reservatórios de água. Este trabalho será feito principalmente para os produtores de avicultura, suinocultura e gado leiteiro, os quais mais sentiram os efeitos da estiagem neste momento.

Além deles, os agricultores também serão olhados, isto porque, as frutas estão sendo fortemente atingidas, por isso é importante um planejamento de irrigação.

As perdas ainda não foram calculadas, contudo, já há projeções. Em relação a uva, cerca de 30% da safra foi perdida, mesmo que a qualidade tenha sido melhor. Em contrapartida, o milho que teve bastante queda na produção também teve quedas principalmente de nutrientes. Sobre este último aspecto, os produtores terão que gastar mais em suplementos alimentares para o gado, e, por conta disso, o leite aumentou 12%.

Confira a entrevista completa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.