Coletiva de imprensa informa que decreto municipal segue sem alterações

Nesta sexta-feira (03), na Câmara de Vereadores de Veranópolis, ocorreu uma coletiva de imprensa, com o Prefeito do município, Waldemar de Carli e demais autoridades, para informar sobre como irão ocorrer as atividades da cidade nos próximos dias e quais medidas preventivas ao Covid-19 serão alteradas ou mantidas.

O prefeito da cidade começou falando que, o objetivo da reunião desta sexta-feira era a possível flexibilização das atividades, porém, esta ideia teve que ser alterada por conta do decreto divulgado pelo Governador do estado. Segundo ele o decreto municipal não haverá muitas mudanças e seguirá o estadual.

O prefeito divulgou, também, que, estabelecimentos comerciais não essenciais deverão atender via internet, sendo proibido as pessoas entrarem na loja. As maiores mudanças foram os pet shops que podem receber os animais, desde que o contato humano seja evitado e, também, as lavagens de carros e mecânicas podem atender, apenas um veículo por vez e por meio de agendamento. Indústrias e construção civis seguem funcionando, porém, com os cuidados do decreto anterior. Lojas de material de construção podem continuar suas vendas dentro das medidas sanitárias. Afirmou, sobre este quesito, que as lojas que além dos materiais de construção possuam outros produtos, só podem vender os materiais essenciais, com risco a fechamento de estabelecimentos caso a medida seja descumprida. Trabalhos em relação de estética e de salões de beleza, permanecem proibidos de funcionar. Cursos presenciais não devem ocorrer também. Cultos e missas, casas noturnas, academias e serviços de hotelaria estão proibidos. Quanto a este último poderá haver algumas aberturas para determinados viajantes, mas não para serviços turísticos. Lanchonetes podem usar a tele-entrega ou a modalidade de entregar a comida na porta do estabelecimento. As escolas estão com suas atividades suspensas até dia 30 de abril.

O Promotor de Justiça de Veranópolis, Lucio Flavo Miotto, afirmou avaliando as normas estaduais, entende-se que ela prevalece sobre os interesses locais, sendo assim, mesmo que o Chefe do Executivo tivesse a intenção de realizar a flexibilização, ele não teria atribuição legal, por conta da sobreposição de normas. Afirma que o prefeito possui sua autonomia para administrar seu município, mas como estamos em um momento de exceção, pode haver este tipo de normatização. Segundo ele, por conta deste cenário, “o interesse coletivo deve estar acima do privado”. Afirmou, também, que muitas pessoas podem não ficar contentes com a situação, mas esta é a decisão do poder público e por isso deve ser seguida. Segundo ele, “esta guerra deve ser vencida, batalha a batalha”, por conta disso, de forma alguma, pode-se flexibilizar. Por fim pede que haja coragem e força para enfrentarmos esta situação. Quanto as mensalidades que devem ser pagas, em escolas e empresas privadas, as obrigações permanecem. Ele afirma que a única coisa que deve ser feita de diferente é a tentativa de negociação com o credor.

O Delegado, Tiago Baldin, começou sua fala elogiando a maneira que Veranópolis foi responsável nas suas escolhas, até porque o decreto estadual lançado nesta semana é semelhante ao municipal lançado a mais dias, demonstrando como estamos a frente. Ele afirmou “estamos cuidando de vocês”, para elucidar como o trabalho do município esta sendo realizada para o bem comum. Quanto aos demais problemas como economia e sociedade, as medidas para auxiliar estas partes estão sendo pensadas e organizadas. O exercício dos órgãos de segurança pública também foi frisado, pois, estes estão auxiliando a fiscalização para que o decreto seja cumprido. Ele pediu, também, em forma de apelo, para que a pessoas, em todas suas atividades, sigam com as medidas preventivas. Finalizou que, em Veranópolis, “bons frutos serão colhidos pelo grande empenho e dedicação que está sendo feito pelo poder público veranense.” Ele afirmou, também, que o povo de Veranópolis está compreendendo que as medidas são importantes, porém, aqueles que não estão seguindo as indicações estão sofrendo as sanções.

Por fim, o prefeito pediu que, “seja evitado as aglomerações”, reiterando a necessidade de todos permanecerem em suas residências. Cerca de 130 pacientes estão em suas casas em prevenção, todos, segundo ele, estão sendo acompanhados e seus isolamentos estão sendo conferidos. Uma recomendação especial da indústria, feita pelo Chefe do Executivo, é que todos seus funcionários tenham a suas temperaturas medidas antes de entrar no trabalho, além de que esta sendo organizada a indicação de que todos saiam de casa com máscaras. Estas estão sendo confeccionadas, no material de pano, e provavelmente serão distribuídas para toda população. Segundo o prefeito, ele acredita que “seja uma medida eficaz”, a qual deve ser iniciada na próxima semana.

Confira a Coletiva de Imprensa

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.