Hidrelétrica de Machadinho suspende geração de energia pois reservatório “útil” é de apenas 2%

Segundo o Portal AuOnline, a hidrelétrica de Machadinho, no rio Uruguai, entre Piratuba e Maximiliano de Almeida-RS, que tem potencial instalado de 1.140 megawatts, não estava gerando energia na tarde desta sexta-feira, segundo informações do site da hidrelétrica. O motivo é que seu reservatório “útil”, ou seja, o que pode ser utilizado para geração de energia, está com apenas 2,09% do total.

A Engie, que administra a hidrelétrica, já havia informado em nota divulgada na quinta-feira, que poderia ocorrer a interrupção da geração, conforme programação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que é o órgão responsável pela coordenação da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.

Em outra hidrelétrica administrada pela Engie, a usina no rio Passo Fundo, em entre Rios do Sul-RS, também suspendeu a geração nesta semana.

Já a hidrelétrica de Itá, também da Engie, está gerando normalmente, mas geralmente com menos de 200 megawatts, o que representa 13% da capacidade máxima da hidrelétrica, que é de 1.450 megawatts. Isso representa quase metade da demanda de energia de Santa Catarina. No entanto o reservatório, que é no rio Uruguai, está se mantendo em bom nível, com 82% da capacidade.

Em nota a Engie afirmou que a bacia do Rio Uruguai, assim como toda a região Sul, vem passando por uma estiagem severa, o que impacta na quantidade de água disponível para a geração contínua nas hidrelétricas.

A estiagem também afeta o abastecimento em Águas Frias, que recebe 50 mil litros por dia do município vizinho de Nova Erechim, em caminhão-pipa da Casan. Em Seara e Concórdia propriedades do interior estão recebendo água para consumo humano e animal.

Na próxima segunda-feira a Defesa Civil de Concórdia terá uma reunião com a prefeitura para decidir se é o caso de decretar situação de emergência. A prefeitura já transporta 220 mil litros por dia, para 40 propriedades , e está no limite da capacidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.