Guaporé monitora primeiro caso suspeito de coronavírus

O Governo do Rio Grande do Sul (GOV/RS), por meio da Secretaria Estadual da Saúde, informou na tarde da segunda-feira, dia 2 de março, que há um caso suspeito de coronavírus (Covid-19) em Guaporé. A informação foi confirmada pelo Comitê de Operações de Emergência (COE), formado por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Gestor, Assessores de Saúde, Coordenadores dos ESFs, Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológica) e do Hospital Manoel Francisco Guerreiro.

Um jovem, de identidade e idade não reveladas, está sendo monitorado, conforme determina o protocolo encaminhado pelo Ministério da Saúde. Ele viajou há cerca de 20 dias para um país da Europa com grande circulação do vírus e casos confirmados da doença, inclusive com mortes. No retorno ao Brasil, após passar por monitoramento domiciliar por 14 dias, apresentou no 12º dia alguns dos sintomas respiratórios (febre, tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e, por precaução, procurou a Secretaria Municipal da Saúde para análise médica, preenchimento do protocolo de manejo clínico e coleta de material para encaminhamento ao Laboratório Central do Estado (Lacen), para o painel de vírus respiratórios hoje de competência do local, como influenza, parainfluenza, adenovírus, entre outros. Em paralelo, amostras também foram encaminhadas para laboratórios de referência fora do Estado.

Conforme a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Regina Fin, o caso requer atenção, mas tudo está dentro da normalidade e o paciente encontra-se em monitoramento em sua residência, apresentando quadro clínico estável, sem sintomas de febre e bem.

Com informações de Eduardo Cover Godinho da Rádio Aurora de Guaporé.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.